ACESSIBILIDADE | Alto Contraste | Cores Normais

oficinas em matinhos - 15 de julho de 2017

artes cênicas - ESCOLARIZAÇÃO DOS CORPOS: VIVÊNCIA E REFLEXÃO - matinhos

 

A oficina é uma parceria com o Núcleo Corpos Inquietos/Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq). Propõe refletir sobre como os corpos são constrangidos e moldados em padrões e comportamentos entendidos como próprios ao ambiente escolar. A partir de práticas/vivências de sensibilização corporal e de dinâmicas corporais em relação ao corpo e espaço, corpo e presença e corpo coletivo, nos propomos a investigar e ampliar possibilidades e dinâmicas corporais possíveis de serem partilhadas no ambiente escolar com estudantes de diferentes idades.


Ministrante: Cristiane dos Santos Souza

Doutora em Educação pela UFPR. Professora do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica da UFPR. Líder da Linha de Pesquisa Corpos de Passagem/Corpos Inquietos pelo CNPq. Bailarina profissional com experiência em performance. Por dez anos atuou na rede pública de ensino com aulas de Educação Física para as séries iniciais.

 

Horário: dia 15 de julho (sábado)

Das 9h às 12h e 14h às 17h.

A partir de 18 anos

Local: UFPR Setor Litoral/Matinhos

Número de vagas: mínimo 20 / máximo 40

Material do aluno: Roupas confortáveis; Água para consumo próprio; Lanche leve para intervalo.

 

inscreva-se aqui

 

artes cênicas - INQUIETUDE E CARETICE: VIAS DE ACESSO PARA UMA NÃO CONFORMAÇÃO CORPORAL. - matinhos

 

A oficina é uma parceria com o Núcleo Corpos Inquietos/Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq). Propõe uma escuta investigativa do corpo para acessar dispositivos de criação artística a partir de suas próprias questões. Através de dinâmicas que espelham o contraponto quietude/inquietude, peso/gravidade, interno/externo, eu/outro e suas inter-relações, pretende-se registrar diferentes estados de atenção no corpo como caminhos possíveis de criação.


Ministrante: Amanda Haubert Ferreira Coelho e Eloisa Sampaio

Amanda Haubert Ferreira Coelho: Integrante do Núcleo de Pesquisa Corpos Inquietos/Corpos de Passagem do Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq). Formanda do Curso de Tecnologia em Produção Cênica da UFPR. Atriz e Arte Educadora com formação em Arte Dramática pelo Colégio Estadual do Paraná e espaço Cultural Pé no Palco.

Eloisa Sampaio: Amanda Haubert Ferreira Coelho: Integrante do Núcleo de Pesquisa Corpos Inquietos/Corpos de Passagem do Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq). Formanda do Curso de Tecnologia em Produção Cênica da UFPR. Bolsista voluntária de Iniciação Científica do Projeto Artes do Corpo em tempos de hibridização cultural.

 

Horário: dia 15 de julho (sábado)

Das 9h às 12h e 14h às 17h.

De 14 a 18 anos

Local: UFPR Setor Litoral/Matinhos

Número de vagas: mínimo 20 / máximo 30

Material do aluno: Roupas confortáveis; Água para consumo próprio; Lanche leve para intervalo.

A oficina terá a duração de 6h.

 

inscreva-se aqui

 

dança - Recursos Técnicos da Iluminação Cênica - matinhos

 

esgotada


Despois de abordar aspectos gerais da Iluminação Cênica, com introdução à linguagem visual da luz como elemento sensorial do espetáculo e seus recursos de criação, a oficina visa principalmente capacitar novos profissionais a respeito dos recursos técnicos da iluminação, conhecimentos dos equipamentos e sistemas de instalação e controle da luz no teatro e práticas de montagem e operação de luz.


Ministrantes: Nadia Luciani e Edicesar Gieovanni Passos de Lima
Iluminadora cênica, diretora de palco e tradutora técnica, possui graduação e especialização em design pela UFPR, mestrado em teatro pela UDESC e doutoranda em Artes Cênicas pala USP. Professora universitária na UNESPAR – Curitiba II – FAP, atua como iluminadora há mais de 25 anos com diversos projetos de iluminação realizados em espetáculos de teatro, dança, música e eventos, além de prêmios e participações nacionais e internacionais em Festivais, Seminários, Simpósios e Exposições.


Horário: dia 15 de julho (sábado)
Das:  9h às 12h e 14h às 17h
Local: UFPR Setor Litoral/Matinhos
Número de vagas:  20
Material do aluno: Ferramentas (opcionais): Alicate, chave de fenda, luva), 1 caderno e 1 lápis.

 

inscreva-se aqui

 

dança - O que Pode o Corpo? A Dança como Potência de Vida - matinhos

 

esgotada


A NÓ movimento e m rede é uma comunidade de artistas que propõe ações artísticas e educacionais na cidade de Curitiba e região, com o foco na diferença dos corpos como potência de vida. A oficina “O que pode o corpo? – A dança como potência de Vida” nasce do interesse da NÒ em compartilhar seus estudos e trocar com diferentes realidades. É uma oficina prática de Dança que tem o intuito de investigar outras formas de descoberta e acesso ao próprio corpo. É destinada a pessoas da maturidade, para todos os tipos de corpos que tenham o interesse de discutir como o estudo da dança e de si mesmo pode se tornar uma potência de vida.


Ministrantes: Lívia Castro Calvo

Bacharel e licenciada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná/FAP, especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Integrando a comunidade de artistas NÓ movimento em rede, realiza pesquisas artísticas e educacionais na cidade de Curitiba/PR e região. Há três anos atua como uma das propositoras no UM – Núcleo de pesquisa artística em Dança da UNESPAR. É integrante da Batton – organização de dança. É artista convidada no projeto de extensão Limites em Movimento: corpo em questão (UNESPAR), coordenado por Andréa Sério. É propositora convidada no Projeto 3por4, do artista Cayo Vieira, no qual propõe encontros e partilhas no Hospital de Neuropsiquiatria San Julian, em Piraquara/PR. É pesquisadora bolsista do Núcleo IMP – Investigação do Movimento Particular (2017).


Horário: dia 15 de julho (sábado)
Das:  9h às 12h e 14h às 17h
Local: UFPR Setor Litoral/Matinhos
Número de vagas:  20
Material do aluno: 

 

inscreva-se aqui

voltar ao topo ^

 

Realização:

Patrocinadores:


Apoio:

 

Parceria Institucional:

 

27º Festival de Inverno da UFPR
14 a 19 de julho de 2017
Uma iniciatida da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR
1991 - 2017 © PROEC - UFPR - Todos os Direitos reservados
desenvolvido por unigraf/proec - wmv