eventos
01, 07 e 14 de outubro de 2020
Evento Chamada Aberta – TUT, BPP e Cia de Teatro da UFPR
Nº de público envolvido: Cerca de 1.360 pessoas (em acesso por Youtube ou Instagram, somando os três dias de evento)
Data/Evento: 01, 07 e 14 de outubro.
DESCRIÇÃO:
O evento CHAMADA ABERTA: ESCRITAS, CAMINHOS E DESVIOS PARA A CENA aconteceu como um espaço para pensarmos trajetos e processos de criação desenvolvidos por instituições públicas em diálogos com artistas e pesquisadorus das artes da cena. O encontro foi realizado pelo ajuntamento de três projetos de Curitiba: a Companhia de Teatro da BPP, a Companhia de Teatro da UFPR e o TUT - Teatro da UTFPR. Cada companhia convidou ume artista/pesquisadoru para expandir um tema proposto, ampliando discussões para além dos espaços institucionais. Os encontros aconteceram online, das 19h às 21h, transmissões ao vivo pelo YouTube da Cia de Teatro da BPP. A Companhia de Teatro da UFPR foi anfitriã no dia 07 de outubro e teve o prazer e honra de receber para conversa a dramaturga, roteirista Maria Shu (SP) num bate papo sobre dramaturgia em suas dimensões do agora, pensando corpor marginalizados e dissidentes na criação de narrativas próprias atentas ao nosso tempo. Em nosso dia de conversa, a plataforma contou com 235 acessos pelo youtube e mais 102 acessos pelo registro no instagram. O evento inteiro contou com participação de cerca de 916 pessoas como espectadores online. A conversa foi dinamizada pelo diretor da Companhia Me. Rafael Lorran.
30 de abril de 2020
VÍDEO: Palavras Confins – Vídeonarratilhas
Nº de público envolvido: 516 pessoas assistiram em modo online.
Data/Evento: Movimento Conexão UFPR – 30/04 (quinta)
DESCRIÇÃO:
O vídeo PALAVRAS CONFINS – videonarratilhas da CIA de Teatro da UFPR foi apresentado na programação oficial do evento Movimento Conexão: Culturas Compartilhadas, uma realização da Agência Escola – AE da UFPR em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC. A Companhia de Teatro transmitiu uma reunião/edição de vídeos criados pelas atrizes e atores da CIA performando de suas casas narrativas e estados de criação a partir das experiências de confinamento e isolamento social. Mobilizades por leituras compartilhadas em quarentena, os micro vídeos tentam-se expressões de mundo, negações e afirmações do tempo, criações de encontro. A transmissão aconteceu pelas plataformas Instagram e Facebook da AE-UFPR.
dezembro 2019
Curitiba. Novembro de 2019. ‘Lampião’
SINOPSE:
“Brasil, março de 1978. Ventos favoráveis sopram no rumo de uma certa liberalização do quadro nacional. Uma investigação das alternativas faz com que se fareje uma abertura no discurso brasileiro. Mas, um jornal homossexual pra quê?” (p.01, Ed.0, Lampião da Esquina). Através da experimentação de expressões musicais, de narratividades para uma cena documentária e do Jogo como princípio de composição cênica, o espetáculo LAMPIÃO da Companhia de Teatro Universitário da UFPR relê/mbra o processo de criação e projeção do 'Lampião da Esquina', primeiro jornal homossexual brasileiro com circulação nacional durante a ditadura militar.
Serviço:
Dias e horários:
14 de deszembro de 2019 (sábado) às 21h
15 de deszembro de 2019 (domingo) às 20h
Local: Teatro da Reitoria – UFPR - Rua XV de Novembro, 1299 - Centro, Curitiba
Apresentações GRATUITAS
Classificação Indicativa: 18 anos
junho 2019
Curitiba. Junho de 2019. ‘Mês do Orgulho’
Pensar um encontro composto por artistas, pesquisadorxs, professorxs, performers e produtorxs LGBTI+, compartilhando trajetórias e olhares sobre suas práticas de criação e reflexão articuladas às suas vivências LGBTI+ é uma tarefa desafiadora, reveladora.
Desejo/produção que nos recoloca diante de processos de invisibilidade e deslegitimização dos corpos LGBTI+, ao passo que também revela as potências de processos e experiências de reinvindicação criativa das espacialidades e corporeidades, aqui expressas no diálogo entre artistas da(s) cena(s).
Cena DiverCidade realiza-se graças à cordialidade e disposição dxs convidadxs envolvidxs que toparam a parceria com a disponibilidade de quem acredita na urgência do encontro. Durante quatro dias refletiremos contextos entre corpos e criações LGBTI+ e a cidade, entre as estratégias éticas/estéticas de existência e resistência nas esferas e estruturas de convívios e(m) diferenças.
A Companhia de Teatro da UFPR convida:
CENA DIVERCidade
Diálogos e ações artísticas pensando o mês do orgulho LGBTI+ em Curitiba
26 a 29 de junho
Todas as atividades acontecerão nas salas da Companhia de Teatro da UFPR.
Prédio Histórico da Universidade Federal, Pça. Santos Andrade, 3° andar, Ala rua XV de Novembro.
Atividades Gratuitas.
Classificação: 16 anos.
Com corações ternansiosxs, esperamos vocês!
maio 2019
CONVERSA COM JOÃO SILVÉRIO TREVISAN
2019. UFPR. BRASIL:
Com coração macio que só, noite de terça (21/05) recebemos o escritor, jornalista, dramaturgo, tradutor, idealizador de ações e reflexões em defesa do movimento LGBT+ brasileiro, João Silvério Trevisan.
(Trevisan esteve em Curitiba pela Biblioteca Pública do Paraná para uma oficina de romance pelo projeto Criação Literária na BPP de 22 a 24 de maio)
/Esse ano a Companhia de Teatro da UFPR debruça-se sobre o LAMPIÃO DA ESQUINA, primeiro jornal gay do Brasil com circulação nacional durante o período da ditadura militar, como material para pesquisacriação de seu primeiro espetáculo/
Trevisan foi fundador e editor do Lampião, criador do Grupo Somos e ontem, numa simpatia de abraço, compartilhou questionamentos, lembranças da produção, circulação, bastidores e inquietações acerca desse marco na história do movimento LGBT+ brasileiro.
Essa voz que ecoou e ecoa outras tantas invisíveis vozes. Que faz ecoar, junto. João Silvério Trevisan tomou do nosso chá, comeu da nossa sopa, redimensionou nosso trabalho, quebrou pressuposições, fissurou certezas, desestabilizou imagens, com a lucidez de um homem atento aos seus tempos, com a perspicácia de quem se afasta do poder, da história mal contada, do amor mal vivido.
João, sua atenção, sensatez e generosidade seguirão luzes sobre esse processo criativo. Que um pouco de nós tenha lhe tocado como o todo de sua trajetória "ainda nos toca", enquanto sujeitos, comunidade(s), movimento(s)...
Fotos: Orestes Jorge
Companhia de Teatro da UFPR
Rua XV de Novembro, 695 | 3º andar
Centro | Curitiba | Paraná
ciadeteatro@ufpr.br – 41-3310-2736
Das 9h às 18h
Secretário: Marco Vasconcellos
Ensaios da Companhia:
Segunda à Quinta das 19h às 22h
Companhia de Teatro da UFPR | 2019 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv