Ponto de Cultura da UFPR
Durante o 1º Festival de Ciência, Cultura e Inovação, realizado de 23 a 28 de setembro de 2019, a Coordenadoria de Cultura propôs o Ponto de Cultura como uma base de promoção, fomento, acesso e difusão das ações culturais dos museus, das coleções universitárias e dos grupos artísticos da UFPR.
Localizado no Pátio da Reitoria, o Ponto de Cultura era composto de um stand e um palco aberto, onde os estudantes, servidores e colaboradores terceirizados podiam ocupar com apresentações, performances e ações artístico-culturais durante os 5 dias do evento. Os interessados realizavam uma inscrição prévia no stand anexo ao palco e passavam a compor a programação cultural do festival e do Banco de Talentos, base de dados sobre a produção cultural da comunidade acadêmica da UFPR que é administrado pela COC.
Além do Banco de Talentos, o stand do Ponto de Cultura abrigou pocket shows, exposição do Museu de Arte da UFPR, ações de gastronomia dos estudantes refugiados, produções das temporadas dos grupos artísticos, produções da caravana de cultura do Plano Institucional de Cultura – PIC, composta de vídeos, folders e outras ações.
Em 2021, devido ao cenário pandêmico, o Ponto de Cultura será viabilizado de forma virtual, mas nem por isso menos interessante. Nele, por meio de conversas, encontros virtuais e uma mostra de cultura composta de vídeos de livre produção cultural, você vai poder conferir as ações produzidas no ambiente acadêmico da UFPR.
Mapeamento Cultural na UFPR
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná convida os estudantes, professores e servidores técnico-administrativos e terceirizados da UFPR a participar do Mapeamento Cultural na UFPR.
O Mapeamento Cultural na UFPR consiste em um permanente levantamento de toda produção cultural da comunidade acadêmica, o instrumento utilizado para sua elaboração é um formulário online que pode ser preenchido a qualquer tempo. O projeto visa mapear as ações, agentes culturais e artistas presentes na comunidade acadêmica.
Tais elementos servirão de base para a construção de um banco de dados sobre a produção cultural no âmbito acadêmico UFPR que orientará as ações para o estabelecimento de diretrizes para a criação de políticas públicas universitárias para que possamos reconhecer e valorizar a arte e cultura produzida na e pela comunidade acadêmica.
Cadastre aqui a sua produção cultural:
As ações acontecerão no canal oficial da UFPRTV e Coordenadoria de Cultura no YouTube e Instagram da Coordenadoria de Cultura e serão divididas em 3 faixas de horários:
18h – Bate Papo Trajetórias Negras;
Para acompanhar siga o Instagram da Coordenadoria de Cultura -
@culturaufpr
19h – Programa Ponto de Cultura – Mostra de Cultura
20h – Apresentação dos Grupos Artísticos da UFPR
Fique ligado e não deixe de se inscrever no canal oficial da Coordenadoria de Cultura no youtube para acompanhar todas as ações!
Confira o cronograma das atividades para esta edição:
SEGUNDA – dia 22
18h - Roda de Conversa - Políticas Culturais nas IES – PIC/UFPR
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR propõe uma Roda de Conversa sobre a institucionalização do PIC/UFPR, programado para 2021-2030 e que passará a ser meta do Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 da UFPR. A ação será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Cultura - COC no youtube a partir das 18h do dia 22 de novembro de 2021 e será composta por blocos de diálogos virtuais sobre políticas culturais nas Instituições de Ensino Superior, refletidas por meio de 3 eixos:
Eixo 1 – Diálogos sobre os desafios para a o desenvolvimento de políticas culturais nas Instituições Públicas de Ensino Superior pautadas pelos Planos Institucionais de Cultura.
Eixo 2 – Diálogos sobre o papel do Plano Institucional de Cultura como tecnologia de resistência na contemporaneidade das Instituições Federais de Ensino Superior.
Eixo 3 – Diálogos sobre os Caminhos Híbridos de fomento, fruição e difusão das diretrizes propostas no do Plano Institucional de Cultura a partir da multiplicidade de perspectivas das humanidades digitais intensificadas pela pandemia.
Convidados:
Antônio Albino Canelas Rubim – Universidade Federal da Bahia - Professor titular da Universidade Federal da Bahia; docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA.
Mauro Ricardo Lemos – Universidade Federal do Pampa - Universidade Federal do Pampa - Produtor Cultural, Coordenador de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, co-autor do estudo "Levantamento Cultura e Arte na UNIPAMPA: um olhar institucional.
Flavia Maria Cruvinel – Universidade federal de Goiás - Professora Adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas, Diretora de Cultura e Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás - UFG.
Para participar da Roda de Conversa inscreva-se no canal da COC no youtube e acione o sininho:
20h30 - Espetáculo do Coro da UFPR - Nosso tempo
A dimensão temporal existe para organizar a percepção das interações entre partículas, elementos e substâncias da natureza. A busca do conhecimento e a Arte nos fazem perceber em “Nosso Tempo” a mistura das substâncias da natureza com as substâncias de que são feitos os sonhos.
Para acompanhar inscreva-se no canal da UFPRTV no youtube e acione o sininho:
TERÇA – dia 23
18h – Trajetórias Negras na Academia
Bate papo entre Kananda Eller “Deus Cientista” e Victor Hugo Brandão Meireles
Kananda Eller “Deus Cientista” -
Mulher, negra, suburbana, soteropolitana, criativa, Modelo, licenciada em Química pela UFBA, Mestranda em Ensino de Ciências Ambientais na USP e Divulgadora Científica nas redes sociais
Victor Hugo Brandão Meireles - Mestre e Doutorando em Psicologia pela UFPR e psicologia clínico e social sobre ser negro no contexto acadêmico
19h - Ponto de Cultura – Mostra de Cultura da UFPR - Parte I
O programa Ponto de Cultura apresenta uma Mostra de Cultura repleta de música, dança e performances dos estudantes da UFPR, dos servidores técnicos e docentes e dos integrantes dos grupos artísticos da UFPR. O programa será apresentado ao vivo direto dos estúdios da UFPRTV e transmitido pelo canal do youtube.
Pássaro Negro - Leon Adan
Fusion Bellydance - Angela Ikeda
Cê tá pensando que é Deus e Como dizia Marley - Evandro Castagna
Ânsia - Daniele Sena Durães
Confinamento - Fernando Vidal
Concerto Grosso Nº 2, Opus 6 - Trio de Servidores - Fabiane H. N. Ferronato, Guilherme G. B. Romanelli e Rafael S. Ferronato
20h - Espetáculo da Orquestra Filarmônica da UFPR -
Aventuras no Quintal
A obra foi escrita pelo compositor mineiro Harry Crowl - professor aposentado da EMBAP e diretor artístico da OFUFPR - especialmente para o projeto SINOS – Sistema Nacional de Orquestras Sociais – e está composta de três músicas com diferentes níveis de dificuldade técnica: A Formiga e a Folha, As Joaninhas e O Sapo e os Insetos. Elas foram especialmente elaboradas para serem tocadas por orquestras juvenis. A inspiração para as músicas veio da experiência do compositor durante um passeio no quintal de uma antiga casa de madeira em Curitiba, no sul do país.
Para acompanhar inscreva-se no canal da UFPRTV no youtube e acione o sininho:
QUARTA – dia 24
18h – Trajetórias Negras na Produção Cultural
Bate papo com Isidoro Diniz e Siamese, com mediação da Produtora Cultural Juliana Mara, sobre as experiências e trajetórias de Produtores Culturais Negros.
Gil Rodrigues – Produtor cultural, coordenador da Mostra Afro Cultural Baobá em 2019 na RMC e produtor da Mostra Afro Cultural Curitiba.
Siamese -
Vindo da cidade de Andirá, norte pioneiro do Paraná, Siamese é cantor, compositor, coreógrafo, performer e hoje é considerado uma forte referência no cenário afro-queer.
Juliana Mara -
Formada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, é Mestre em Cultura e Territorialidades pela mesma instituição, atua há 12 anos na área.
19h - Ponto de Cultura – Mostra de Cultura da UFPR - Parte II
O programa Ponto de Cultura apresenta uma Mostra de Cultura repleta de música, dança e performances dos estudantes da UFPR, dos servidores técnicos e docentes e dos integrantes dos grupos artísticos da UFPR. O programa será apresentado ao vivo direto dos estúdios da UFPRTV e transmitido pelo canal do youtube.
Secos e Molhados - Astronauta Kamikaze
Vou me embora - Leon Adan
Seu ódio me contamina e Utopia - Evandro Castagna
Caos - Fernando Vidal
Inferno em réstias - Lui Martins
Desencanto - Leon Adan
Medley Amelie Poulin - Trio de Servidores - Fabiane H. N. Ferronato, Guilherme G. B. Romanelli e Rafael S. Ferronato
20h - Espetáculo da Téssera Companhia de Dança da UFPR - Interlocuções em Movimento
Coreografar reflexões, editar pensamentos em movimento, compartilhar emoções vídeo dançantes e se expor no sentir, no ser e no estar. Porque sempre há mais para ser dito. E o corpo grita! A obra videográfica dirigida e coreoeditada por Helen de Aguiar compõe-se de diálogos sensíveis entre os corpos dançantes que integram a Téssera Companhia de Dança da UFPR no ano em que completa suas quatro décadas de existência.
Para acompanhar inscreva-se no canal da UFPRTV no youtube e acione o sininho:
QUINTA – dia 25
18h – Trajetórias Negras na Música
Reflexões e música com o cantor Daniel Montelles sobre o lugar do negro na arte sonora.
Daniel Montelles é versátil, atua como cantor, poeta, compositor, artista e ativista.
19h - Ponto de Cultura – Espaços Culturais da UFPR
O programa Ponto de Cultura apresenta um registro de todos os espaços culturais da UFPR gerenciado pela PROEC. Você vai conhecer um pouco mais sobre o Teatro da Reitoria e o Teatro Experimental da UFPR, sobre a Capela de Nossa Senhora do Carmo (Capela da Reitoria) e sobre o Museu de Arqueologia e Etnologia- MAE e o Museu de Arte da UFPR – MusA.
20h - Encerramento com o Grupo de MPB da UFPR - A Trajetória do GMPB em 2021
Em 2021, o Grupo de MPB da UFPR manteve suas atividades à distância, divulgando seu trabalho pelas redes sociais. Depois de um ano de pandemia, o grupo enfrentou novamente o desafio de juntar as vozes e instrumentos de mais de 50 integrantes que, apesar de gravarem separados, cada um em sua casa, estavam unidos pelo propósito de honrar e celebrar a música brasileira.
Essa retrospectiva traz sete canções lançadas pelo GMPB em 2021, contando como o grupo desenvolveu seu trabalho no decorrer deste ano.
Para acompanhar inscreva-se no canal da UFPRTV no youtube e acione o sininho:
SEXTA – dia 26
20h - Lançamento da exposição virtual “Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis”
O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) inaugura em seu site sua nova exposição virtual produzida pela equipe do museu com os curadores Sady Carmo Jr. (arqueólogo do MAE-UFPR) e Julia Reis (aluna do curso de Ciências Sociais da UFPR) à frente. Fundamentada em pesquisas arqueológicas, a exposição, lançada originalmente em 2019 no espaço físico do MAE em Paranaguá, trata sobre a cultura dos antigos povos de sambaquis do litoral através de temas como o saber-fazer, suas relações sociais, o seu meio ambiente, suas ferramentas e seu imaginário.
Edição anterior, confira a programação do evento em 2019 e as ações culturais do 1º Festival de Ciência, Cultura e Inovação.
Programação de 2019 fonte Superintendência de Comunicação Social da UFPR