|
Neste espaço, você saberá de tudo o que está rolando no 22º Festival de Inverno da UFPR.
Produção de oficinas, espetáculos, curiosidades, atividades da Praça de Recreação e todas as ações que espontaneamente são geradas pelo evento!
Assessoria de Imprensa: Lais Murakami
Equipe: Bernardo Staut, Geny Nowisck e Janete Agibert
Fotografia: Douglas Fróis
|
Festival de Inverno da UFPR apresenta resultados de oficinas
Lais Murakami
A produção de oficinas do 22º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, em Antonina, está efervescente. Em menos de uma semana, os espaços das aulas foram transformados em estúdios de arte e a produção já poderá ser vista a partir desta sexta-feira (13) a noite.
Uma nova agremiação – a Unidos do Festival – sairá às ruas, em apresentação exclusiva, com o desfile da alegoria construída na oficina de Carros alegóricos, os brincantes da oficina Entre máscaras, acompanhados dos alunos de Bateria de escola de samba. O desfile será nesta sexta, às 21h45, ao lado da Escola Brasílio Machado.
O sábado (14) será de grande movimentação no 22º Festival de Inverno da UFPR. A partir das 10h, no Theatro Municipal, os alunos das oficinas Ator inesperado, Composição coreográfica, Construção de Pífanos, Danças a dois, Quem canta seus males espanta, Brincando com ciclos festivos, Canto, Canto coral, Teatro de sombras e Hip Hop irão mostrar a produção de uma semana de aprendizado. A estimativa é que cada grupo faça uma apresentação de cerca de dez minutos. Mais tarde, às 18h, os alunos das oficinas de Banda Sinfônica e Big Band se apresentam, também no Theatro Municipal.
A Estação Ferroviária da cidade será transformada em galeria de arte, com a exposição das peças produzidas pelos alunos de Adornos da natureza, Caricatura, Cor é massa, Criando estampas, Entre máscaras, Marchetaria, Robótica e Universo Pop. A mostra fica aberta para visitação das 10h às 16h. A criação coletiva da oficina de Grafitti pode ser vista na fachada e no muro da Biblioteca Pública Municipal.
Na noite de sábado, às 21 h, antes da cerimônia de encerramento, o telão do Palco Principal terá a apresentação das oficinas de Cobertura fotográfica coletiva e Produção de curta-metragem em vídeo.
|
|
Da Internet para o mundo – com uma parada em Antonina
(texto de Bernardo Staut)
Com raras exceções, todos ouviram. Ou, com mais exceções ainda, viram o vídeo da música “Oração”, da curitibana A Banda Mais Bonita da Cidade. Responsável por fazer o show de abertura do Festival, que aconteceu no sábado (7), o grupo superou a chuva constante e o frio, e deu o tom de suas músicas, teatrais e bem arranjadas, ao primeiro dia em Antonina.
O repertório da apresentação foi ins-pirado principalmente no primeiro álbum. Gravado no ano passado, a Banda conseguiu o dinheiro necessário através de financiamento colaborativo, onde cada valor pago para o projeto dava direito a diferentes benefícios.
Se hoje a banda é a atração principal na abertura do Festival, em outros anos foi diferente. “Já estive aqui como aluno da UFPR, ainda em 2002, e depois também como ministrante e com outras bandas. Tenho muito carinho pelo festival”, afirma Luís Bourscheidt, baterista do grupo.
Luís também comenta que o Festival, que vem se mostrando mais local, está ganhando ao valorizar o que é da região. “No carnaval e em julho, Antonina respira cultura. Existem outras cidades até maiores que não têm tanta coisa acontecendo”. Para o baterista, nessa época não existe diferença entre as pessoas, já que, de uma forma ou de outra, todos acabam se envolvendo com arte.
E arte está presente na Banda Mais Bonita não só na forma de música, mas como teatro. A vocalista Uyara Torrente cursou Artes Cênicas, e levou isso para o palco. “Além da música, chama muito a atenção a performance da vocalista, que dá vida e quase um personagem às letras”, afirma Bruno Zermiani, que veio ao Festival para participar das oficinas.
|
|
Esportistas vão ao Festival de Inverno de bicicleta
O passeio de cicloturismo ocorre pelo segundo ano consecutivo, organizado pela universidade e pela Ciclovida. Os participantes saem do campus do Setor Agrárias da UFPR e chegam à estação ferroviária de Antonina. O passeio será no domingo (8), no primeiro final de semana do Festival de Inverno da UFPR. O percurso será feito na Estrada da Graciosa, com distância aproximada de 80km.
O grupo se concentra às 6h30, e a chegada está prevista para as 13 horas. Depois do almoço, os participantes retornam a Curitiba de ônibus. São 80 lugares reservados em dois ônibus, e um caminhão para transportar as bicicletas. Para se inscrever basta doar dois quilos de alimentos não perecíveis.
O uso de luvas e capacete é obrigatório, e é recomendado levar protetor solar.
Inscrições:
Loja da Bikesul ─ Rua Tapajós, 1047 ─Bom Retiro, Curitiba
Dois quilos de alimentos não perecíveis
Informações: 3205-3566
Juliana Blume, sob orientação de Ana Paula Moraes
|
|
Inscrições para o 22º Festival de Inverno da UFPR serão realizadas no período
de 18 de junho a 02 de julho de 2012
Para se inscrever nas Oficinas das categorias Aprimoramento e Adulto, o interessado deverá optar por uma das três modalidades de inscrição:
1. DIRETAMENTE,
2. INTERNET - ON-LINE / E-MAIL ou
3. VIA FAX.
para mais informações sobre inscrições clique aqui |
|