programação

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Tramas e Histórias de Antonina – Roteiros Pelo Centro Histórico

Letícia Nardi, Juliano Martins Doberstein e Moisés Stival

Tramas e histórias de Antonina é um passeio pelas vivências e memórias da cidade a partir do relato dos seus moradores. Serão realizados dois roteiros a pé por lugares do centro histórico de Antonina com três pontos distintos de parada para o relato de histórias contadas por moradores de Antonina. Os roteiros foram definidos a partir de entrevistas e oficinas preparatórias realizadas com a comunidade capelista durante o primeiro semestre de 2018. Eles contemplam locais emblemáticos como as Praça Coronel Macedo, a antiga Estação Ferroviária, as antigas áreas do porto e do mercado, o Theatro Municipal, o Jekiti, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja do Bom Jesus do Saivá e seu cemitério.

 

Roteiro 01 – 17 de julho de /2018 – 16h

Duração: 1h30min

Local de Partida: Trapiche Municipal

 

inscreva-se aqui

 

Roteiro 02 – 19 de julho de 2018 – 16h

Duração: 1h30min

Local de Partida: Estação Ferroviária

 

inscreva-se aqui

voltar ao topo ^

 

 

 

Cicloturismo do Programa Ciclovida: Curitiba X Antonina

José Carlos Assunção Belotto

Há mais de 10 anos o Programa de Extensão Ciclovida desenvolve um calendário de Cicloturismo, sendo a etapa Curitiba-Antonina na ocasião do Festival de Inverno da UFPR, o mais tradicional destes passeios reunindo normalmente mais de 100 ciclistas.

 

Dia: 14 de julho (sábado)

Local de saída Curitiba: Assufepar às 6h30

Saída de Antonina: 17h

 

 

Teatro Itinerante (para crianças)

GRANDE CIRCO TRAPIZONGA

18 de julho - Comunidades / Zona Rural (Cronograma a ser definido pela Secretaria Municipal de Educação e da Cultura)

 

Companhia: Teatro Perrotta - Marionetes Saltimbancos

O espetáculo é todo com marionetes de fios. Nossa história tem como personagem central o Compadre Pereirinha da Silva, homem do campo, contador de causos, tomador de chimarrão e que tem como seu melhor amigo o Compadre Pereira, companheiro de roça e tocador de viola. O universo do campo, seu dia a dia seus hábitos e costumes , seu cancioneiro, seus momentos de sonhos e fantasias. Domingo na roça é dia que Pede Cachimbo, é dia de pescaria, é dia de missa, de casamento, de visitar os parentes, é dia de cantoria, é dia de visitar os parentes da gente, é dia de contar causos de arrepiá os “pêlo” . Num dia desses, o Compadre Pereirinha apresenta a todos a sua família,mostrando aspectos do cotidiano, como o fogão de lenha, o mate quentinho, enfim os sonhos de um menino, o piá Lambari da Silva que sonha em ser artista do circo onde toda sua família aparece realizando números de equilibrismo, malabarismo e trapezismo. O Circo é o sonho, visto pelos olhos de um menino que um dia terá o seu próprio GRANDE CIRCO TRAPIZONGA.

 

voltar ao topo ^

 

 

 

Atividades infanto-juvenis

A PRAÇA É LUGAR DE BRINCAR - ANTONINA

O GEPLEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço Lazer e Cidade, grupo idealizado há mais de 10 anos pela Professora Dra. Simone Rechia, busca refletir acerca das práticas corporais e temas transversais, relacionando-os com as questões emergentes do cotidiano. Sendo assim, nosso objetivo no Festival de Antonina é promover um planejamento dentro da perspectiva crítica do lazer-educação, que contemple uma prática do lazer de forma reflexiva, criativa, lúdica e transformadora, mas também uma melhor capacitação formação dos futuros professores de educação física, possibilitando a reflexão de suas próprias ações e a oportunidade para vislumbrarem novas formas de intervenções. Nesse sentido, temos como tema gerador: “ O ambiente do brincar e o direito da escolha”, sendo traduzido nos seguintes subtemas: espaSOM; espaço aventura; espaço brincadeiras de ontem, hoje e sempre; espaço criatividade e espaço cultura corporal.

 

Uma oportunidade para as crianças e pais, participarem de atividades de lazer e recreação na perspectiva crítica da arte-educação, que contempla intervenções lúdicas de forma prática e reflexiva.

 

Dias: 15 a 21 de julho de 2018
Horário: 14h às 17h
Local: Praça Coronel Macedo

voltar ao topo ^

 

 

Realização

 

Patrocínio:

 

Parceria Institucional:

 

Apoio:

 

 

 

 

 

1991 - 2018 © PROEC - UFPR - Todos os Direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec - wmv