Apresentações artísticas

Todos os espetáculos têm entrada franca.

Para as apresentações na Igreja São Benedito - (R. Carlos Gomes da Costa, 258) e ADEMADAN - (Pça. Coronel Macedo, 316),

é preciso retirar o ingresso na bilheteria do Theatro Municipal (R. Carlos Gomes da Costa, 266) , entre 12h e 15h, no dia da apresentação.

Serão entregues no máximo dois ingressos por pessoa.

 

dia 18 | dia 19 | dia 20 | dia 21

Dia 18 – Quinta-feira

17h00 – Ademadan
Labirintos: A Música Contemporânea de Harry Crowl

Uma produção da UFPR TV, "Labirintos: A Música Contemporânea de Harry Crowl" faz um mergulho na música de Harry, em seus processos composicionais e na oralidade que faz do compositor e Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica da UFPR, um professor, um contador de histórias, um amigo querido por todos da cena cultural curitibana e, por que não dizer também, brasileira.

 

18h30 – Igreja São Benedito
DeArtes Canta
A prática do canto coral “DeArtes Canta” tem como principal objetivo experiênciar o canto coral, integrando indivíduos da comunidade curitibana ao corpo discente e docente do curso de música da UFPR. É uma prática gratuita oferecida pelo projeto de extensão universitária “Práticas musicais para a comunidade no DeArtes 2.0” sem pré-requisitos para participar, na coordenação dos professores doutores Leandro Gaertner e Edwin Pitre-Vásquez. É um grupo coral amador que visa atuar no cenário cultural da Universidade, além de em outros espaços e Instituições de Curitiba e Região Metropolitana.

 

19h30 - Igreja São Benedito
Ensemble DeArtes Grupo de Choro


O Grupo de Choro do DeArtes faz parte do Projeto de Extensão “Práticas Musicais para a Comunidade no  DeArtes 2.0”, desde 2011. Vinculado à disciplina de Prática de Conjunto Musical VII e coordenado pelo Professor Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vasquez do Curso de Música da UFPR. Os participantes são alunos do Curso de Música, mestrandos, doutorandos e convidados que se dedicam à prática do Choro e canções da música brasileira. O grupo apresenta um repertório variado e interpretado com uma sonoridade atual, sempre buscando entender a obra dos grandes compositores.  Edwin Pitre-Vasquez, direção e Paulo Giratta, regência

 

21h30 – palco sesi
Astronauta Kamikaze


Formada por alunos de Comunicação Social da UFPR, a banda Astronauta Kamikaze nasceu para ser uma verdadeira celebração da música brasileira. Com referências que vão do maracatu ao pop, a banda mistura a batida alegre do cavaco, o peso da guitarra distorcida, o ritmo frenético do repique e o groove sincronizado de baixo e bateria para botar todo mundo para dançar com muito samba e rock, baião e swing.  Bruno Caron Ferreira, Thiago das Mercês Silva, Gabriel Lachowski, Franciskco Rocha, Álex Büllow

 

22h30 – Ademadan
Jay Ferreira  “Um canto para as Yabás”

Jay Ferreira, cantora curitibana e pesquisadora dos cantos e rituais afro-brasileiros, atualmente integra-se ao cenário musical em diversos projetos musicais que perpassam pelo samba, partido alto e música popular brasileira. “Um canto para Yabás” surge nesse contexto, apresentando cânticos populares que enfatizam as orixás femininas, as quais são conhecidas por Yabás”

 

voltar ao topo ^

 

 

 

Dia 19 – Sexta-feira

 

18h30 – Igreja São Benedito
Seresta Canto do Mar

"Amigos da mùsica de Antonina" se apresentaram pela primeira vez em 2003 no Festival de Inverno, fazendo serestas nas casas cuja fachadas possuem placas impressas com nomes de música e, desta forma, realiza um trabalho de resgate da cultura musical com a ênfase na Música Popular Brasileira.

 

19h30 – Ademadan
Téssera Companhia de Dança da UFPR


A Téssera Companhia de Dança da UFPR apresenta: Fragmentos - reunião de pequenos trechos das principais obras do seu repertório.

 

21h00 – palco sesi
Abertura Oficial

 

21h30 – palco sesi
“Estamos em Groove”  Banda Central Sistema de  Som.


A banda curitibana é composta por artistas que transitam entre o popular e o underground. Com referências rítmicas como funk dos anos 70, afrobeat, reggae roots, dub e a música popular brasileira, o grupo criou um estilo consistente que brotou dessa miscigenação.  O show apresenta o trabalho do seu terceiro álbum, lançado em novembro de 2018. Refletindo inquietações dobre o momento sociopolítico do Brasil, o nome do álbum faz referência a expressão “estamos em greve”. O disco segue uma postura questionadora nas composições, marcadas pelo groove contemporâneo.

 

22h30 – Ademadan
“Salve Rellem” – Ricardo Salmazo e Regional Generoso.

O show é uma homenagem ao carnavalesco antoninense Rellem Salu berght, à convite da Ademadan.  O conjunto composto por Ricardo Salmazo (percussão), Jonas Lopes (bandolim e cavaco), Luiz ivanqui (violão de 7 cordas) e Luis Rolim (percurssão).

 

voltar ao topo ^

 

 

 

Dia 20 – Sábado

 

10h00 - TENDA PÁTIO DO COLÉGIO BRASÍLIO MACHADO

Mostra dos resultados dos workshops

Tradicionalmente os participantes das oficinas e workshops realizam apresentação dos resultados do processo de ensino-aprendizagem vivenciado durante o festival. Confira a seguir os horários das apresentações:
10H às 11h - Banda Sinfônica
11h às 12h - Filarmônica Orquestra Show.

 

12h30 – Ademadan
Ballet de Antonina.

As apresentações são uma tradição no Festival. Criada em 1974 por Agnalda Trinkel o Ballet de Antonina, teve sua primeira sede em Paranaguá e oferece aulas de Ballet Clássico, Jazz e Sapateado para pessoas de todas as idades. A Escola objetiva o incentivo da imaginação, criatividade e individualidade dos alunos. "A bailaria clássica prima por sua postura e comportamento. E nunca é tarde para começar a fazer Ballet. É sempre cedo, quem dança vive intensamente. Um mundo fantástico que nem todas as pessoas descobrem", afirma Trinkel.

 

17h00 - ademadan
Du Gomide


A apresentação do novo show de Du Gomide, utiliza tecnologia do loop station, equipamento de gravação de trechos musicais em repetição, que permite a execução ao vivo de beatbox, frases, licks e grooves. O uso da tecnologia permite ao artista a execução do som dos beats acompanhado de instrumentos como guitarra, viola, citar e voz.
O show pretende proporcionar ao público um mergulho no universo orgânico e tecnológico do artista, que traz a pluralidade de ritmos e de instrumentos ao seu trabalho. O show busca expandir o acesso às tecnologias e criações para diferentes públicos e espaços, a fim de promover o enriquecimento e modernização da cultura musical brasileira.

 

18h30 – Igreja São Benedito
Madrigal UFPR apresenta Beethoven


Uma vivência intensa do Belo e dos Valores que dignificam a Vida e o Eterno. Quando nos entregamos à grande Música de Beethoven, encontramos seus brados de respeito ao Amor e ao Ser Humano.  Nos deparamos  com a responsabilidade de ser íntegros e co-participes dessa Grande Criação.

 

19h30 – Ademadan
Rosa Armorial.


O Grupo, com quase dez anos de trabalho, apresenta um show que passeia por todos os repertórios já  vivenciados.  Este show é em homenagem ao compositor Guerra-Peixe,  através da leitura moderna e abrangente do Rosa Armorial. No show o grupo irá interpretar também alguns clássicos do repertório próprio.

 

21h30 – palco sesi
Filarmônica Orquestra Show


A Filarmônica traz uma combinação envolvente de instrumentos de sopro, eletrônicos, percussão e voz.  Mostra um repertório versátil despido de qualquer preconceito, com arranjos especiais e ricos em beleza e expressão, executados por músicos cuja idade média é de 16 anos. A filosofia da Orquestra é mostrar uma nova forma de fazer música instrumental, com seriedade, mas com muita descontração e alegria na apresentação. 

 

22h00 – palco sesi
Blocos de Rua de Antonina

 

22h30 – Ademadan
Baile do Fandango.


Os grupos reunem músicos de diversas localidades do Paraná e de São Paulo, unidos pelo prazer em executar o Fandango, gênero tradicional da música caiçara.
Os coletivos Ubá (Curitiba), Canutilho Temperado (Guaraqueçaba) e Família Domingues (Paranaguá), vivenciam cotidianamente o fandango e a cultura caiçara, e buscam a partir desta iniciativa a divulgação e a difusão deste folguedo peculiar, traço marcante da identidade cultural paranaense.

 

 

Dia 21 – Domingo

 

10h00 – Ademadan

Mostra dos resultados dos workshops Tradicionalmente os participantes das oficinas e workshops realizam apresentação dos resultados do processo de ensino-aprendizagem vivenciado durante o festival. Confira a seguir os horários das apresentações:

10h às 10h30 - FotoGravando
10h às 10h30 - Danças Ciganas
10h30 às 11h - ÍM.PAR - Dança
11h às 11h30 - Dramaturgias: Corpo, Imagem e Narrativa
13h30 às 14h - RAP: música, poesia e resistência
14h às 14h30 - Flautas: pífanos de bambu e flauta doce no PVC
14h30 às 15h - Iniciação ao toque de Maracatu Baque Virado
15h às 15h30 - Mensagem Fotográfica

 

15h30 – ADEMADAN
Grupo de MPB da UFPR apresenta: A Cara do Brasil

O Brasil é imenso e possui uma vasta população. Tamanha diversidade de chão e de povo fazem com que a multiculturalidade seja uma das principais características desse país continental. Mas será que nós, os "jecas urbanoides" que habitam as metrópoles e os grandes centros, conhecemos os matizes dessa multiculturalidade que faz a cara do Brasil? Ao assumir a regência do Grupo de MPB da UFPR em 2018, o maestro Vicente Ribeiro expressou o seu desejo em "explorar a imensa diversidade sonora da música popular brasileira inspirada na tradição oral, com sua riqueza rítmica e seus modalismos." O espetáculo "A Cara do Brasil" é o resultado do processo de pesquisa e imersão nessa musicalidade construída a partir da tradição oral brasileira, da qual surgiram diversos estilos e ritmos que refletem a heterogeneidade cultural do país.

 

16h15 – palco sesi
Bananeira Brass Band


Formada em 2015, alimenta a resistência da música instrumental brasileira, difundindo a potência dos instrumentos de sopro. O gênero da Bananeira é a Festa por essência, um som instrumental que une as pessoas. Um groove orgânico cheio de potássio.  Se nos EUA, berço das brass bands, o som é característico por ser uma música de rua carregada de ritmo, aqui engrossam o caldo explorando as referências com black music, soul e funks brasileiros. A cultura popular e até mesmo uma pitada de pop são bastante reconhecíveis em suas composições

 

voltar ao topo ^

Realização

 

Patrocínio

 

 

Parcerias Institucionais

 

Apoio