APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Os espetáculos que compõem a 31ª edição do Festival de Inverno da UFPR se solidificam em um espaço de troca e experimentação artística, além da valorização dos artistas paranaenses com a apresentação de shows e espetáculos teatrais.
Todas a imagens são de responsabilidade dos artistas.
dia 21 | dia 22 | dia 23 | dia 24 | dia 25
Sábado 21.08
16h – Evento de abertura
Este ano, mesmo com a edição virtual do Festival de Inverno da UFPR, promovemos um evento de abertura para celebrar as artes e o patrimônio cultural de Antonina, lar desta que é a maior ação de extensão e de cultura da universidade.
Apresentado do Armazém Macedo - recém restaurado pelo IPHAN - o evento de abertura é uma janela, um convite para que as pessoas conheçam a cidade de Antonina e o litoral do Paraná, em matérias produzidas especialmente para o Festival.
Para enriquecer, convidamos um trio de músicos servidores da UFPR formado exclusivamente para o Festival de Inverno, que aliam o violino e a rabeca numa efusiva combinação do erudito ao popular. Além do Grupo Donna Rosa, Nanan e Escolas de Samba de Antonina para celebrar a festa da arte e da cultura paranaense.
Toda a exibição conta com acessibilidade em Libras.
Sejam bem-vindos e aproveitem!
Dona Rosa - Música
O Grupo Donna Rosa tem em seus integrantes músicos profissionais que atuam na região do Litoral do Paraná e na capital Curitiba. Traz em seu repertório música instrumental dos mais variados estilos, com foco na MPB em geral e em clássicas melodias brasileiras que estão na memória popular.
Acústico Nanan - Música
Nanan traz ao Festival de Inverno da UFPR o concerto 'Movimento: Manifesta Sentimento' em violão, voz, contra-baixo acústico. O concerto já rodou mais de 5 países, e leva um cancioneiro de sonoridades orgânicas que remetem a biomas do Brasil, da América Latina, e do mundo. A principal canção do trabalho, "Casa da Floresta" (registro por Gus Benke) já alcançou mais de 10 milhões de visualizações no youtube.
A Associação das Escolas de Samba e Blocos Folclóricos e Carnavalescos de Antonina - Música
O Festival de Inverno da UFPR abre alas para as Escolas de Samba de Antonina – um dos símbolos culturais da cidade e traz ao palco as escolas de samba: Filhos da Capela, Samba do Batel, Leões de Ouro e Unidos do Portinho.
20h - A Morte de Ivan Ilitch - Teatro adulto
Em comemoração aos seus 20 anos de carreira no Teatro, o ator Pedro Bonacin empreende por meio da lei emergencial Aldir Blanc, a montagem da adaptação da novela, considerada exemplar: A morte de Ivan Ilitch, do célebre escritor russo Leon Tolstói. O trabalho conta com direção e dramaturgia de Fátima Ortiz que integra o elenco juntamente com ErtaAle e Pedro Bonacin. A equipe de criação e produção é composta pelos artistas do Pé no Palco, todos com larga experiência nos processos de literatura no palco. A equipe vem se ajustando e redimensionando o fazer teatral no espaço virtual. A Morte de Ivan Ilitch, novela publicada em 1886, retrata com aguda profundidade o tema da morte e o sentido da vida, personalizada em Ivan Ilitch, que na antecâmara da morte faz uma reflexão profunda sobre todas as etapas da sua vida desvendando-se a si próprio, nos deixando cúmplices e amarrados a sua experiência. Esta obra-prima, colocada no patamar da "mais artística, mais perfeita e de mais sofisticada realização da história da literatura mundial", motivou o projeto cujo intuito é levar a obra literária redimensionada pela força do Teatro e pelas exigências desafiadoras da versão on-line.
Domingo 22.08
20h - Outro Samba - Música
Outro Samba é o mais recente projeto do cantor, ator e diretor Marcio Juliano. Com foco no repertório da Época de Ouro da música brasileira produzida entre 1929 e 1945. Conta com a colaboração de artistas como a cantora UyaraTorrente (Judiaria), Orquestra à Base de Sopro de Curitiba(Boneco/Nega do Cabelo), Mônica Salmaso (Provei) e o lendário trombonista Raul de Souza (Na Aldeia).
Segunda 23.08
20h - O Grande Circo Místico - Orquestra Filarmônica da UFPR convida Grupo MPB da UFPR - Música
Como parte de um grande projeto de colaboração entre a Orquestra Filarmônica da UFPR e o Grupo de MPB, apresentaremos dois números do musical “O Grande Circo Místico”, de autoria de Chico Buarque e Edu Lobo.
Terça 24.08
20h - Recital Sincronicidade - Coro/Madrigal da UFPR em parceria com a Escolinha de Arte do CEP - Música
A sincronicidade se manifesta na vida de cada um de nós através de estranhas coincidências, sonhos, intuições e pressentimentos, para confirmar que nada vem do acaso. Trata-se de um projeto de evolução do Universo.