Principal | Apresentação oral, mini curso e oficina | Estande institucional e apresentação cultural | Programação | Certificados | Anais

FANDANGO

 

O fandango é um baile animado por músicos que tocam violas, rabecas e adufos, e por dançarinos que usam tamancos para produzir sons ao ritmo da música, denominadas marcas. No litoral do Paraná, principalmente nas cidades de Paranaguá e Guaraqueçaba, os bailes de fandango acontecem com frequência. Sua origem remete a tradições espanholas e portuguesas de dança e música, trazidas ao Brasil pelos colonos e repassadas aos seus descendentes. Tradicionalmente os bailes eram antecedidos pelo chamado mutirão, em que os vizinhos reuniam-se para ajudar no plantio e na colheita de uma roça. O beneficiado, por sua vez, oferecia um baile como agradecimento. Era um baile de fandango.
A Ilha de Valadares, em Paranaguá, é um dos redutos do fandango paranaense. Lá existem alguns grupos que produzem seus próprios instrumentos com a caixeta, madeira clara, leve e macia, ideal para fazer violas e rabecas. Em novembro de 2012 o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reconheceu oficialmente e registrou o Fandango Caiçara como Patrimônio Cultural Brasileiro.

 

 

 

 

Ações Educativas - Oficina de Fandango – MAE/PROEC/UFPR - 2012


CONTATO

seurs2014@ufpr.br
Tel.: (41) 3310-2751 / 2653 / 2830

::: Hospedagem e Alimentação

::: Infomações Úteis

::: Atividades Culturais


Realização: Parcerias:

Apoio: