Vem BRINCAR na praça você também, VEM!!!!
De 13 a 20 de julho de 2013 - das 14h00 às 17h30
O objetivo é reconhecer as diferentes possibilidades do ambiente da praça central de Antonina, para potencializar o "encontro" e incentivar a liberdade de escolha no tempo e espaço de férias a partir das brincadeiras no âmbito do lazer, educação e práticas corporais.
Coordenação: professoras do Departamento de Educação Física da UFPR: Simone Rechia, Astrid Avila e Luize Moro.
Bolsistas: Grupo PET/Educação Física/UFPR.
MOSTRA DE FILMES
Exibição de filmes, com roteiros criteriosamente selecionados. No início de cada sessão, serão feitos breves comentários, enfatizando os tópicos do roteiro e estimulando a crítica por parte do público.
Organização: Carlos Rocha e Luís Santos
De 15 a 19 de julho
Horário: das 14h00 às 16h00
Local: Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Brasílio Machado
MESA REDONDA
15h00 - Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Brasílio Machado
"Cultura, Formação e Gestão Cultural".
Danilo Oliveira (CONSEC/CONS. Jacarezinho/UENP), Maria José Justino (CONSEC/EMBAP), Dulce Osinski (UFPR), Solange Batigliana (CONSEC/Sec. Cultura Londrina), Deise Picanço – mediadora (CONSEC/PROEC/UFPR).
PALESTRA
Dia 19 de julho – das 09h00 às 12h00
Local: Centro Estadual de Educação Profissional Brasílio Machado
A valorização da Gastronomia Paranaense – história, tendências e boas práticas
O Paraná tem tradições gastronômicas que merecem e devem ser resgatadas e valorizadas. Ingredientes, preparos, pratos e rituais que carregam com si estórias e definem a identidade coletiva de cada comunidade. Por meio de seus costumes alimentares uma sociedade é capaz de mostrar seus gostos, as influências que recebeu de outros povos, e ainda suas características econômicas e geográficas.
Ao final da palestra haverá degustação no local.
Giana Cristina Coró de Figueiredo
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná e em Administração de Empresas pela Fae Business School. Mestre em História e Cultura da Alimentação pelo Instituto Europeu de História e Cultura da Alimentação em Tours, na França com defesa de dissertação intitulada "A sobremesa francesa dos anos cinquenta aos anos 2000: evolução, consumo e patrimônio". Membro da diretoria do Slow food Província do Paraná, especialista em confeitaria fina e instrutora da gastronomia do Senac/Paraná desde 2009.
Paula Regina Monteiro Sindeaux
Formada em administração pela FAE, pós graduada em gastronomia e gestão e liderança pela Universidade Positivo. Atua como chefe de cozinha há 10 anos ,tendo com especialidades a confeitaria e eventos; trabalhou em grandes buffets e restaurantes, destacando-se o Buffet Piu José gastronomia e restaurante DUO CUiSINE em Curitiba. Professora de gastronomia e atualmente Gerente Executiva do SENAC Caiobá e responsável pelo café e restaurante escola SENAC no Hotel SESC Caiobá.
PASSEIO DE CICLOTURISMO
Passeio Curitiba até Antonina com descida pela Estrada da Graciosa
Nº de vagas: 80
Organização: Equipe do Programa Ciclovida e Bikesul
Inscrições: Na loja da Bikesul com a doação de dois kg de alimentos não perecíveis.
Data: 20 de julho de 2003 - sábado
Encontro: Campus do Setor de Agrárias
Horário: Concentração 6:30 hrs saída 7:00 hrs
Chegada em Antonina prevista para as 13:00 hrs
OBS: Obrigatório o uso de capacete e luvas.
Recomendável levar câmara reserva e kit básico de manutenção, água, barra de cereais, frutas, roupa reserva e protetor solar.
Possuir condicionamento físico compatível com a distância a ser percorrida (80Km).
MAE/PROEC/UFPR expõe obras sobre defesa da Amazônia no 23° Festival de Inverno em Antonina
A exposição "Amazônia Viva: Tyryetê Kaxinawa" leva ao 23° Festival de Inverno da UFPR, em Antonina, retratos de defesa e respeito à natureza.
"Amazônia Viva: Tyryetê-Kaxinawa" é uma mostra da coleção de desenhos originais de Jaime da Silva Araújo, cujo nome indígena é "Tyryete-Kaxinawa", companheiro ambientalista de Chico Mendes, Marina Silva, José Lutsemberg entre outros em prol dos direitos dos trabalhadores extrativistas e da preservação da Amazônia.
A mostra é composta por obras que constituem um relato visual da história da chegada do "homem branco" na floresta e a destruição acarretada, a extração da borracha nos seringais e a mobilização dos povos da floresta. De cores vibrantes e estilo único, seu desenho nasceu de uma necessidade: "quando escrevi meu primeiro livro eu precisava de uma capa. Como não tinha dinheiro para mandar fazer iniciei a árdua tarefa de fazer o que não sabia", diz Jaime em texto autobiográfico.
A exposição, que já esteve na sede do MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR) em Paranaguá, no MusA (Museu de Arte da UFPR), no museu do Jardim Botânico em Curitiba, no museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, agora tem a satisfação de compor a Programação do 23° Festival de Inverno da UFPR em parceria com a Câmara Municipal de Antonina.
A exposição estará em exibição no hall da Câmara Municipal de Antonina a partir de sábado, dia 13 de junho de 2013.
Serviço
Exposição "Amazônia Viva: Tyryete-Kaxinawa"
Onde: Câmara Municipal de Antonina - Rua Valle Porto nº 15 (Palácio Ypiranga)
23º Fesival de Inverno da UFPR
ENTRADA GRATUITA
Download do folder da exposição aqui
|