OFICINAS
.:: Infantis
.:: Aprimoramento
.:: Adulto
.:: Arte-Educação
.:: Atividades Paralelas
Informações Úteis
Tráfego na
Praça de Pedágioclique
aquiFonte: ECOVIA
|
ESPETÁCULOS
Todos os espetáculos têm entrada franca. Para as apresentações das 18h30 e 21h00 no THEATRO MAESTRO DR. ROBERTO CRISTIANO PLASMANN, é preciso retirar o ingresso na bilheteria do teatro, a partir das 12h00, no dia da apresentação. Serão entregues no máximo dois ingressos por pessoa.
Em caso de chuva, os espetáculos das 12h30, a serem apresentados na rua, serão transferidos para dentro do teatro.
Dia 13 | Dia 14 | Dia 15 | Dia 16 | Dia 17 | Dia 18 | Dia 19 | Dia 20
Dia 13 – Sábado
15h – Praça Feira Mar
Bloco Folclórico Boi do Norte
Bloco originário de Antonina, fundado na década de 20 por Bedenaque Luiz Pedro. O grupo é formado por atores locais e a bateria é composta por crianças e adolescentes moradores da comunidade do Portinho e Caixa D'água. Conta com a participação de Ruy Graciano e Soraya Valente cantando as canções tradicionais do grupo.
Seu enredo retrata a história de um boi que invade as terras de um poderoso fazendeiro e é morto pelo mesmo, e das inúmeras tentativas de seu dono, homem simples e pobre, para ressuscitá-lo. Com bom humor e mantendo suas raízes, comprova que a música cura todos os males.
Bloco Folclórico Boi Barroso
Em Antonina o bloco Folclórico do "Boi Barroso" foi recriado no ano de 2008 por Vera Lucia Pinto Nascimento, Angela Maria Pinto Siqueira e Elizabete Carraro. Os brincantes se divertem vivenciando personagens folclóricos que foram imortalizados no imaginário popular. Além das belas fantasias, apresentam alguns personagens como a Mula Sem Cabeça, Boi Bumbá, Bernuncia, Saci Pererê, Corvo, Nega Maluca, entre outros. Fora do carnaval, o Boi Barroso é um grupo folclórico que realiza apresentações, exposições e ações sociais.
15h - Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
Ballet de Antonina
18h30 – Igreja São Benedito
Coro da UFPR
20h00 – Igreja São Benedito
Madrigal da UFPR
Universidade é um lugar cheio de segredos... preocupações... perguntas... de gente que ensina e aprende coisas que funcionam... por enquanto... de gente que descobre coisas que passarão a funcionar... por enquanto... de gente que procura a verdade... de verdade...
O Coro, com a música de Bruckner, Kodály, Arkhangelsky, entre outros, e o Madrigal com a de Buxtehude vem mais uma vez celebrar a alegria de ter há 100 anos um lugar que nos faz felizes... por enquanto... e continuará a nos fazer felizes... sempre por enquanto... de verdade.
21h30 – Palco Principal
ABERTURA OFICIAL
22h00 – Palco Principal
Os Mutantes
Os Mutantes é uma banda brasileira de rock psicodélico, formada durante o Tropicalismo no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. Também participaram do grupo Liminha e Dinho Leme.
A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileiro. Além do inovador uso de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, Os Mutantes foram os pioneiros na mescla do Rock and Roll com elementos musicais e temáticos brasileiros.
Outra característica do grupo é a irreverência. Se antes d'Os Mutantes, o gênero no Brasil era basicamente imitativo, a partir do pioneirismo de Arnaldo, Sérgio e Rita, abriu-se o caminho do hibridismo. Atualmente, o grupo é formado por Sergio Dias, Esméria Bulgari, Henrique Peters, Vinicius Junqueira, Claudio Reys e Vitor Trida.
Dia 14 – Domingo
12h30 – Em Frente ao Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"O Jacaré - Um Musical Infantil com Bonecos Gigantes" – Cia dos Ventos
Um musical que conta a história de um grupo de animais que vivem numa tranqüila floresta. Uma vida cheia de poesia e paz, até que se muda para lá um gigantesco jacaré que transforma a vida de todos em um caos. Dirigida por Tadica Veiga e Joelson Cruz desde 1994, a Cia dos Ventos tem trilhado o caminho da pesquisa da Arte do Boneco.
17h00 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"Terra de Pinho" - Grupo de MPB da UFPR
A alta qualidade das composições musicais feita por músicos do Paraná leva o Grupo de MPB da UFPR a pesquisar, conhecer, arranjar e apresentar essas valiosas contribuições desde 1994. O espetáculo Terra de Pinho apresenta as dezesseis obras que constam do último CD, lançado pelo Grupo em abril de 2013.
20h30 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
Orquestra Filarmônica da UFPR
A Orquestra Filarmônica da UFPR é uma das mais antigas do Paraná. Com uma formação clássica na qual atuam membros de toda a comunidade curitibana, a sua atuação vem crescendo nos últimos anos junto ao público com a apresentação dos mais variados repertórios que vão desde a música do sec. XVIII até a dos nossos dias.
A Orquestra Filarmônica da UFPR realiza a estréia da montagem da ópera cômica "L'Occasione fa il Ladro" ("A Ocasião faz o Ladrão"), de Gioachino Rossini, com direção cênica de Alaor de Carvalho, em uma parceria com a Cia de Teatro PalavrAção e direção musical de Márcio Steuernagel. No elenco, nomes estabelecidos e novas promessas da cena operística curitibana, como Bruno Spadoni, Helen Tórmina, Hildomar Silva, Ísis Carvalho, Wantuil Rigoni e Netto Martins.
22h00 – Palco Principal
"Bons Momentos" - Grupo Sambacuri
O show reúne o melhor do samba, com músicas de compositores renomados como Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Adoniran Barbosa, além de músicas de compositores paranaenses, como Lápis, Gerson Bientinez e Alex Souza. O show leva este nome em homenagem ao primeiro CD solo do intérprete paranaense Ciro Morais. O Grupo é formado por Zezinho do Pandeiro, Mauricio Guimarães (violão), Rogério Morais (cavaquinho), Antonio Rocha (contra-baixo), Emerson Cardoso (surdo), Anderson Luiz (rebolo), Gilberto Fernandes (bateria) e Ciro Morais no vocal.
Dia 15 – Segunda-feira
12h30 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"Quando Tudo Cresceu" – Coletivo Brincante
A peça busca construir relações de como a criança se percebe dentro do fenômeno do crescimento, seu diálogo e modos de operar com a lógica do mundo adulto. O Coletivo Brincante nasceu em 2006, da necessidade de se discutir a produção artística para crianças.
18h30 e 21h00 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"Tribobó Litoral City" - Cia. de Teatro da UFPR Litoral
Tribobó Litoral City é uma cidade litorânea dos tempos do velho oeste onde cowboys, bandidos, mocinhos e donzelas indefesas entram em conflito. Permeado por várias músicas, danças e coreografias, o espetáculo apresenta uma crítica política numa cidade onde os poderosos se articulam para dominarem os mais fracos e enriquecerem, mas quando os fracos se unem...
20h00 – Igreja São Benedito
Grupo Rosa Armorial - Lançamento de CD
Nesse show serão apresentadas as músicas que integram o primeiro CD do Grupo, mesclando o repertório tradicional da música armorial aos elementos do folclore e da música atual paranaense. É um espetáculo contextualizado na temática dos cordéis, conduzindo ludicamente o público através de breves inserções cênicas. É um grupo de câmara formado por Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Dú Gomide (viola caipira), Bruna Buschle (baixo) e Gabriela Bruel (percussão).
22h00 – Palco Principal
Grupo Fazueira
Grupo formado há um ano, com músicos de Antonina, cujo repertório apresenta os mais variados estilos da música brasileira.
Dia 16 – Terça-feira
12h30 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
Boi de Mamão do Mandicuera
É um auto de ressurreição em que o personagem Pai Matheus é morto por uma chifrada do boi durante uma brincadeira. Os participantes chamam o Doutor Girão para ressuscitar o morto e as pessoas celebram com muita dança e música. A celebração é composta por vários personagens como Mariola, Delegado, cavalinho, pau de fitas, balainhas e muito mais. O Grupo Mandicuera trabalha desde 2004, realizando um trabalho de preservação da Cultura Caiçara.
18h30 e 21h00 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
Ensemble DEARTES
O Projeto Ensemble DEARTES é uma proposta artístico-pedagógica junto aos alunos do Curso de Música da UFPR. O Grupo é coordenado pelo Prof. Edwin Ricardo Pitre Vasquez e utiliza como repertório composições de autores brasileiros e latino-americanos, estimulando a realização de novos arranjos propostos pelos seus integrantes. O Projeto existe desde agosto de 2010 e teve sua estréia na 4ª Semana DEARTES.
20h00 – Igreja São Benedito
Gaiteiros de Lume
Repertório de música celta, com músicas tradicionais da Irlanda, Escócia, Bretanha e Galícia, executado com instrumentos típicos, como: violino, bandolim, banjo, violão folk, whistles (flautas), bodhrán (tambor irlandês), harpa céltica e diversas gaitas de fole, incluindo uilleann pipes (gaita de fole irlandesa). A banda curitibana surgiu em 2007 e é formada por Ana Smania, Bruno Novak, Carlos Simas, Mateus Sokolowski e Luis Felipe de la Cerda.
22h00 – Palco Principal
Banda Toque de Imaginação
Banda tradicional de Curitiba, com 25 anos de existência, já se apresentou com: Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Lulu Santos, Julio Iglesias, Ed Motta, Gal Costa, entre outros. Apresenta-se com grande dinamismo e traz muito calor ao público que sempre interage formando um grandioso espetáculo no palco e na platéia.
Dia 17 – Quarta-feira
12h30 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"O Saci e a Pipa" - Bicho Carpinteiro Teatro de Bonecos
O espetáculo conta as aventuras do Saci, uma criatura travessa e muito brincalhona que se diverte com animais e pessoas, mas acaba criando muitas confusões com uma pipa. A Companhia foi fundada no final de 2009 por Pedro Kobachuk e Rafael Loureiro. O título do espetáculo reflete, por si só, o compromisso da companhia com o tom e enfoque de brasilidade e com o resgate dos valores e tradições da nossa terra.
18h30 e 21h00 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"Plenilúnio" - Solar Cia. de Arte
É uma viagem cênico-musical que utiliza diversas linguagens artísticas como dança, teatro, circo e música, em torno das diversas formas em que a natureza se manifesta através do número quatro. Para narrar essa viagem, um andarilho usa de elementos da música barroca, contemporânea e principalmente da cultura tradicional brasileira. Produção da Solar Cia. da Arte, criada por Luciano Fagundes e Leonardo Gorosito.
20h00 – Igreja São Benedito
"Sob Proteção" - Trio Emano Choro
O show "Sob Proteção" é um espetáculo instrumental voltado para o choro e suas variações, como o samba e o maxixe. Em seu repertório, além de composições próprias, estão releituras de compositores consagrados, como: Noel Rosa, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e K-Ximbinho. Este show terá a participação especial de Julião Boêmio. O trio é composto por: César Matoso (sax e flauta transversal), Vinicius Chamorro (violão 7 cordas) e José Luis Santos Martins-Zezinho (pandeiro).
22h00 - Palco Principal
"Electrozouk" - Banda Regra 4
A Banda agrega ao som brasileiro o eletrônico e flerta com a chamada MPB contemporânea. Essa sonoridade é bem perceptível em seu último disco "Filhos do Rio Belém". Em 2011 participaram do 45th Montreux Jazz Festival. Neste show, a banda pretende mostrar as suas músicas e releituras mais relevantes em termos estéticos contemporâneo/percussivos dos últimos 4 anos.
Dia 18 – Quinta-feira
12h30 – Em frente ao Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"Chapeuzinhos Coloridos" - Projeto Grutun! Grupo de Teatro da Unibrasil
Adaptação da obra de José Roberto Torero. As diversas cores dos chapeuzinhos das personagens revelam diferentes personalidades, enredos e desfechos para a história da garotinha que é surpreendida pelo lobo da floresta no caminho da casa da vovozinha.
18h30 e 21h00 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"Mulheres de Almodóvar" – Alegres Comadres Cia. Cênica
É uma comédia trágica que aborda diferentes temas sociais baseados no universo feminino. São, em alguns momentos, fortes, ingênuas, neuróticas, santas, profanas, amantes, guerreiras. Texto de Luis Benkard. Direção de Célio Savi. No elenco: Claudia Minini, Dayres De Conto e Fernando Bachstein.
20h00 – Igreja São Benedito
Grupo Klezmorin Curitiba
Com a intenção de recriar o ambiente sonoro do gênero musical "Klezmer" que envolve tantos estilos oriundos de diferentes épocas e etnias, o Grupo apresenta um show em que a alegria das canções do leste europeu se faz presente. O Grupo foi criado em 2009 e tem como objetivo mostrar a diversidade cultural e alegria contagiante do Klezmer, gênero musical tão pouco conhecido no Brasil, mas que na verdade influencia vários estilos musicais em todo mundo.
22h00 – Palco Principal
Banda Homem Canibal
Muito Rock'n Roll misturado com samba, ciranda, batuques de terreiro e outros sons genuinamente brasileiros. Desde 2004 na estrada, a banda apresenta o show com as novas canções que acaba de gravar no álbum Samba Russo, um apanhado de músicas dos três discos anteriores, além de releituras de clássicos do cancioneiro popular brasileiro.
Dia 19 – Sexta-feira
12h30 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"Itinera" - Curso de Dança Moderna da UFPR
O espetáculo Itinera se divide em dois atos. No primeiro ato serão apresentadas obras do repertório coreográfico do CDM e no segundo ato, o espetáculo Urbanidade Humanidade 2, que retrata as condições de um sistema de controle e vigilância sobre o sujeito. As coreografias são de Helen de Aguiar e Juliana Virtuoso, trilha sonora de César Sarti e iluminação de Luis Tschannerl.
18h30 e 21h00 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"Lapses" - Téssera Companhia de Dança da UFPR
Na obra coreográfica Lapses, o coreógrafo Rafael Pacheco aborda especificamente as relações dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel com o anjo caído. Em cena, os quatro personagens centrais da narrativa se movem em meio a um elenco composto por dezessete bailarinos que se alternam em diferentes proposições cênicas dando suporte à dramaturgia simbolista. Lapses tem a trilha sonora composta por Helen de Aguiar, projeto de iluminação de Luis Tschannerl e figurino de Cristiane Wosniak.
20h00 – Igreja São Benedito
"Palo Que Mande" - Grupo Nosotros
O Grupo é formado por integrantes de várias nacionalidades: Argentina, Brasil, Uruguai e Peru. Músicos pesquisadores da cultura negra e indígena da América Latina e Caribe. O espetáculo é um passeio pela poesia e música da Espanha, América Latina e Caribe, com influências negras, indígenas e européias.
22h00 – Palco Principal
Filarmônica Orquestra Show
Uma combinação envolvente de instrumentos de sopro, eletrônicos e percussão. A qualidade musical da Filarmônica Orquestra Show funciona como alicerce seguro para os movimentos coreográficos realizados pelos músicos. O repertório eclético, além de passear pelos muitos "Brasis" deste Brasil com seus ritmos quentes e eletrizantes, também mostra sucessos internacionais que se tornaram eternos e faz com que o público se torne cúmplice da alegria que vem do palco.
24h00 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
Grupo de Seresta Canto do Mar
"Amigos da Música de Antonina", se apresentaram pela primeira vez em 2003 no Festival de Inverno e continuam até hoje fazendo serestas nas casas cujas fachadas possuem placas impressas com nomes de músicas e autores da MPB.
Dia 20 – Sábado
18h30 – Theatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann
"O Chefe" - Grupo de Teatro Anticorpus
"O chefe" conta a história de quando Deus criou o primeiro ser humano. Adão, o Cérebro, se achando mais importante do que os outros, quer assumir o comando de tudo. Alguns órgãos vitais como o Coração, o Cérebro e o Pulmão e outros como Olho, Mão e Estômago que, mesmo não sendo vitais, tem também sua importância, também querem o poder. No entanto, a confusão aumenta ainda mais quando o Fiofó, que se sente menosprezado pela sua função logística de "transportar os resíduos para fora" e acaba por trancar a saída. É uma comédia muito divertida para um público de todas as idades. No elenco: Eliana Pedroso (Cérebro), Marlene Porcel Claro (Coração), Vera Singer (Pulmão), Alessandro Toporowicz (Solitânia), Edílson Meurer (Olho), Tania Gormanns (Mão), Renildo Meurer (Estômago) e Rute Porcela (Fiofó).
20h00 - Igreja São Benedito
Grupo Mantra Matuto
O Grupo se reuniu no inicio de 2008 com a proposta de aproximar a música antiga e a étnica da atual, em busca do que acredita ser a verdadeira música: a Música Universal. O Mantra Matuto apresenta um repertório composto por temas tradicionais das mais variadas regiões do planeta, aliando criatividade e uma combinação pouco usual de instrumentos que inclui a viola caipira, violino, ud, acordeão e derbak.
21h30 - Palco Principal
ENCERRAMENTO OFICIAL
22h00 – Beto Guedes e Banda
Beto Guedes está de novo na estrada com um show repleto de boas surpresas. Sócio fundador do Clube da Esquina, em 2012 arrebatou platéias por todo o país e agora sobe novamente aos palcos para matar as saudades dos fãs. No show, Beto contagia de emoção ao celebrar temas como a paz, a natureza e o amor. E divide o palco com a banda composta pelos músicos Esdras "Nenem" Ferreira (bateria), Adriano Campagnani (baixo), seu filho Ian Guedes (guitarra) e Cláudio Faria (teclados). O repertório é recheado de belas melodias como "Sonhando o Futuro", além de seus maiores clássicos: "Sol de Primavera", "Amor de Índio", "O Sal da Terra", "Feira Moderna" e "Paisagem da Janela".
23h30 – Baile Fandangueiro
Local: Mercado Municipal
A animação do baile é por conta do Grupo Mandicuera, que existe desde 2004, e vem realizando um trabalho de preservação da Cultura Caiçara. O Grupo trabalha com o Fandango, o Boi de Mamão, o Terço Cantado e a Folia do Divino. Possuem sua sede, onde trabalham com a construção de instrumentos que são usados nas músicas caiçaras.
|