OFICINAS
Tráfego na
Praça de Pedágio
Fonte: ECOVIA
|
::: OFICINAS ADULTO -
21 a 25 de julho |
História do Cinema e Noções Básicas de Roteiro - Inscrições ESGOTADAS
Para aqueles que desejam entender as escolas cinematográficas e seus componentes conceituais. A história da linguagem cinematográfica, do cinema mudo ao contemporâneo. Exibição de filmes dos principais diretores.
Ministrante: Carlos Rocha/ PR
Professor do Curso de Comunicação Social (UFPR) nas áreas de Telejornalismo, Cinema, projetos de documentarismo e experimentais. Responsável pelo registro fotográfico do 7° Festival de Inverno de Antonina; Ministrante da oficina de Técnicas Fotográficas e Orientador do registro do 8° e do 9° Festival de Inverno. Ministrante da Oficina de Produção de Curta em Vídeo do 10° ao 22° Festival de Inverno da UFPR e no Festival de Cinema da Lapa (2007). Ministrante de oficina de Roteiro básico para cinema do 23° Festival de Inverno da UFPR. Diretor da UFPR TV.
Horário: das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: material para anotação; água para consumo próprio.
Maquiagem de Caracterização Cênica
Oficina de caracterização cênica, por meio da maquiagem – criação e técnicas de feitio. Serão trabalhadas as seguintes maquiagens: envelhecimento e deformações, troca de gênero, animais, palhaço e livre criação.
Ministrante: Yaya Sugayama/ PR
Professora, pesquisadora, arquiteta e cenógrafa. Mestre em Tecnologia pela
Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Leciona as disciplinas de Maquiagem, Arquitetura da Cena, Caracterização e Visualidades e Tecnologia e Sociedade, no curso de Tecnologia em Produção Cênica do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná.
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: 1 lápis preto retrátil para maquiagem; 3 lápis para maquiagem (um marrom, um branco e um vermelho); 1 sombra marrom fosca; 1 sombra branca fosca ou pancake branco; 1 sombra cinza fosca; 1 batom (qualquer cor); 1 pancake cor da pele ou base líquida de tom médio; 1 pancake branco; 1 cola em bastão; 1 elástico tipo faixa para prender o cabelo para trás; 20 cotonetes; 1 pincéis de cerdas para esfumar; 1 pincel de cerdas para base (largo com a ponta reta ou inclinada) água para consumo próprio.
Criatividade em Móbiles de Origami
No origami, a arte tradicional japonesa de dobrar papéis, os participantes da oficina exercitarão a concentração, a paciência e o raciocínio, transformando folhas e papéis em lindos modelos tridimensionais de flores, animais, mandalas e formas abstratas. A oficina possibilitará a criação de diversos móbiles (artefato criado para se pendurar em ambientes com efeitos decorativos), combinando os origamis, linhas coloridas e miçangas. Assim, os participantes também exercitarão a criatividade desenvolvida na combinação de cores, posições e adereços.
Ministrante: Luana Rodrigues/ PR
Artesã, ilustradora botânica / científica e desenhista. Já ilustrou temas para livros técnicos e infantis e artigos científicos. Praticante de origami desde criança, já ministrou oficinas na Fundação O Boticário de Proteção À Natureza, na Prefeitura Municipal de Curitiba e no Festival Psicodália.
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: água para consumo próprio.
A Apoteose da Cor: Oficina de Pintura e Fabricação de Tinta
Esta oficina busca estimular o potencial criativo dos participantes por meio de experiência pictória, com foco nas possibilidades expressivas das cores. Os participantes realizarão pinturas utilizando uma tinta a ser fabricada em sala de aula e aprenderão algumas noções teóricas relativas ao tema "cor".
Ministrantes:
Gislane Casotti/ ES
Graduada em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela UFES. Atuou na Universidade como professora voluntária. Atualmente, exerce a função de professora na rede pública e privada. Como atividade extra, dedica-se à pintura.
Tamara Chagas/ ES
É pesquisadora em Crítica e História da Arte. Formou-se em Artes Plásticas pela UFES e possui mestrado em Artes pela mesma instituição.
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: 1 cabeça de alho; vários potes pequenos de plástico com tampa (no mínimo 4); 1 escova de dentes velha; 1 vela; 1 palito de churrasco, 50 copos descartáveis; 1 pote para água; 1 pano velho; 1 pote com tampa (volume em torno de 300 a 500 ml); lápis e borracha; ir às aulas com camiseta velha ou levar avental; água para consumo próprio.
O Graffiti como Linguagem Artística
A oficina tem como objetivo trabalhar o Graffiti como forma de expressão artística experimentando materiais, técnicas e principalmente utilizando os conhecimentos adquiridos dos participantes para a criação de trabalhos nos muros.
Ministrante: Thiago Syen/ PR
Thiago Syen é graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2011) e trabalha como artista visual e educador de artes. Participou de diversas exposições, destacando a Exposição Múltiplo Leminski – Museu Oscar Niemeyer (2012) e a Exposição Monstros – MUMA/Museu Metropolitano de Arte, Curitiba (2012). Seus Graffiti's são encontrados pelas ruas de Curitiba e outras cidades do Brasil.
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: 1 lápis HB; 1 borracha; 1 estilete pequeno; 1 máscara tipo procedimento (modelo simples, vendido em farmácias); 6 latas de tinta spray, cores a gosto do participante ; água para consumo próprio.
Contação de Histórias: Teoria e Práticas - Inscrições ESGOTADAS
A oficina introduzirá os participantes à arte de contar histórias através de quatro formas possíveis: tradição oral; criação de um personagem-contador; contação com objetos; e com músicas e instrumentos sonoros.
Ministrante: Rafael Di Lari/ PR
Bacharel em Artes Cênicas/ Interpretação Teatral, pela faculdade de Artes do Paraná. Desenvolve atividades de contação de histórias desde 2006, quando estagiou no Programa de Incentivo à Leitura, da Fundação Cultural de Curitiba. Foi contemplado no edital de Contação de Histórias da Fundação Cultural de Curitiba. Contou histórias nas livrarias Bisbilhoteca, Curitiba, Cultura e Poetria, além de Feiras de Livros em Pinhais e em escolas públicas e particulares de Curitiba.
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: material para anotação; água para consumo próprio.
Diagnóstico e proposta para melhoria do uso da bicicleta pela comunidade escolar em Antonina
A oficina visa desenvolver de forma colaborativa diagnóstico sobre o uso da bicicleta entre os alunos, professores e funcionários das escolas estaduais em Antonina, além de repassar informações sobre segurança de trânsito e propor alternativas para a melhoria da ciclomobilidade local.
Ministrante: Belotto/ PR
Especialista em Serviço Social, Conselheiro da UCB (União dos Ciclistas do Brasil), Coordenador de Educação e Cultural da CicloIguaçu (Associação de ciclistas do Alto Iguaçu); Vice Presidente da Federação Paranaense de Ciclismo e Coordenador do Programa de Extensão CICLOVIDA da UFPR.
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: uma bicicleta; água para consumo próprio.
Biojoia – Sementes e Pedras Brasileiras - Inscrições ESGOTADAS
O Objetivo da Oficina de Biojoias é desenvolver um espaço para a criação de peças artísticas/utilitárias, utilizando sementes colhidas nas nossas matas e beneficiadas. As peças de bijuterias serão feitas a partir de sementes, madeiras, gemas vegetais, cascas, cocos, pedras brasileiras e peças de cerâmica que ganham uma nova releitura pelas mãos e criatividade dos artesãos.
Ministrante: Ivonise Marques/ PR
Assistente Social, cursando Licenciatura em Artes na UFPR Litoral. Ministra aulas de pintura em tela e aquarela, oficinas de artesanato, mosaico e bijuteria. Participou como mediadora na Integração Cultural e Humanística - ICH na UFPR Litoral, ministrou oficinas no FAFIGRAD, participou do Projeto Artesanato Como Identidade no Litoral do Paraná, Paraná em Ação, Guaraqueçaba e Guaratuba.
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: tesoura com bom corte; alicate para bijuteria, peças para montagem de bijuterias (fecho, cordões, miçangas, etc.); água para consumo próprio.
|