OFICINAS
Tráfego na
Praça de Pedágio
Fonte: ECOVIA
|
Vem BRINCAR na praça e na escola você também, VEM!
De 19 a 26 de julho de 2014 - das 14h00 às 17h30
O objetivo é reconhecer as diferentes possibilidades da praça central de Antonina, incentivando o "encontro" no tempo livre. A proposta inclui diversas atividades e brincadeiras no âmbito do lazer, educação e práticas corporais.
Para as crianças que não puderem comparecer na praça, estaremos levando nossas atividades em algumas escolas da cidade.
Coordenação: Simone Rechia, Aline Tschoke e Luize Moro.
Bolsistas: Grupo PET/Educação Física/UFPR.
Mostra de Cinema Sesc
O Sesc Paraná realizará mostras de cinema no Festival de Inverno de Antonina 2014
O Sesc Paraná fará durante o Festival de Inverno 2014, em Antonina, a exibição de duas mostras de filmes. Os estudantes da cidade assistirão a uma mostra infantil no auditório do Colégio Brasílio Machado, de 22 a 25/07. A segunda será uma mostra com filmes brasileiros aberta a toda a população nos dias 24, 25 e 26 às 18h30 na praça central da cidade. Traga sua cadeira e participe!
Será uma seleção eclética que visa oferecer o que há de melhor do cinema paranaense, brasileiro e mundial.
Na mostra infantil, as crianças assistirão às animações: 'Um Gato em Paris', que conta sobre um gato e seus dois donos, um investigador e um ladrão. Nesta vida dupla, visões do que é certo e errado são abordados; 'O Gato do Rabino', que ao engolir um papagaio, começa a falar. E com isso passará por diversas aventuras; e 'Kérity, a Mansão dos Contos', que conta sobre o jovem Natanael, que ainda sem saber ler, contará com a ajuda de sua avó para descobrir o mundo mágico dos livros. E o filme: 'A Família Addams'. Uma família nada convencional que vira a vida de uma cidade e seus moradores de cabeça para baixo.
Na mostra da Praça, serão exibidos os filmes 'O Preço da Paz', 'Narradores de Javé' e 'Gaijin 1, Caminhos da Liberdade'. À sua maneira, cada filme fala de sacrifícios e conquistas que povos de diferentes regiões do país passaram e como cada uma contribui para a diversidade cultural e histórica do Brasil.
Esta ação é uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná e a Fecomércio Paraná, que visa diversificar ainda mais as atrações do conhecido festival.
Programação:
22 de julho de 2014 - Terça-feira |
|
10h (Colégio Brasílio Machado)
Um Gato em Paris, 70" – Classificação Livre
(Une vie de chat) – Dir. Jean-Loup Felicioli e Alain Gagnol - Dino é um gato que divide a vida entre duas casas. Durante o dia ele fica ao lado de Zoé, a filha de Jeanne, que é delegada de polícia. À noite ele acompanha Nico, um ladrão de grande habilidade que perambula pelos tetos de Paris em busca de novos roubos. Jeanne investiga vários roubos de jóias e ainda precisa proteger o Colosso de Nairóbi, um monumento famoso cobiçado por Victor Costa. Dino é testemunha de tudo o que acontece com seus dois donos e, por causa disto, vive várias aventuras.
|
23 de julho de 2014 - Quarta-feira |
|
10h (Colégio Brasílio Machado)
O Gato do Rabino, 90" – Classificação Livre
Dir. Joann Sfar (Distribuição: Imovision) - SINOPSE: Argélia, 1920. O rabino Sfar vive com sua filha Zlabya e um gato brincalhão que começa a falar depois de engolir o papagaio da casa. Apaixonado pela dona, Zlabya, o felino faz de tudo para ficar perto e até aceita as condições impostas pelo rabino de aprender mais sobre o judaísmo e inferniza a vida de todos para conseguir realizar seu Bar Mitzvah, o que é inaceitável para um animal. Para isso, ele embarca em uma grande aventura.
|
24 de julho de 2014 - Quinta-feira |
|
10h (Colégio Brasílio Machado)
A família Addams, 109" – Classificação 12 anos
Dir. Barry Sonnenfeld (Distribuição: Continental) - SINOPSE: Os Addams, uma família macabra, correm o risco de perder seu tesouro de moedas de ouro, pois Tully Alford (Dan Hedaya), um advogado desonesto de quem os Addams são clientes, está em sérias dificuldades financeiras. Para não ter "problemas de saúde", pois Abigail Craven (Elizabeth Wilson) e o filho Gordon (Christopher Lloyd), seus credores, estão dispostos a fazer qualquer coisa para receber o dinheiro, Alford tem uma idéia ao notar que Gordon é muito parecido com Fester, o irmão de Gomez, o chefe da família, que há 25 anos quer encontrar seu irmão. Assim Gordon finge ser Fester e na casa tenta encontrar a fortuna que paga os gastos de Gomez, Mortícia (Anjelica Huston), Vandinha (Christina Ricci) e Pugsley Addams (Jimmy Workmen). Mas o plano não é tão simples como parece, pois os Addams são uma família bem peculiar. Além disto Gordon se sente tão bem sendo Fester que começa a se sentir como parte da família. |
|
18h30 Praça Coronel Macedo
O Preço da Paz, 103" – Classificação 14 anos
Dir. Paulo Morelli - Sinopse: O filme conta sobre a Revolução Federalista. Um golpe do Presidente Floriano fecha e logo em seguida reabre o Congresso Nacional, para colocar a mesa de decisões um grupo de correligionarios que rezavam pela sua cartilha. No sul do país, inconformados, um grupo de idealistas revolucionários, os Maragatos, se insurgem e avançam para o Rio de Janeiro. O intuito: se juntar às tropas do Almirante Saldanha para, juntos, deporem o Presidente. Mostra ainda a história do Barão do Serro Azul na tentativa de comprar a paz, pagando para que os maragatos não atacassem Curitiba e o famoso Cerco da Lapa, famosa batalha de resistência a invasão dos revolucionários. Entre as curiosidades da produção, foi o filme ter sido inteiramente rodado no Paraná (em seis cidades do estado), sendo necessário construir aproximadamente 37 sets de filmagens e utilizar mais de 1300 figurantes. Primeiro filme de longa-metragem de Paulo Morelli, O Preço da Paz conta com o ator curitibano Herson Capri no papel principal, mais a presença de Lima Duarte, Giulia Gam, Camila Pitanga, Danton Mello e José de Abreu. A inspirada e bem cuidada trilha sonora de O Preço da Paz foi composta especialmente por Jaime Zenamon e foi executada pela Orquestra Sinfônica de Berlim para a gravação do score original do filme.
|
25 de julho de 2014 - Sexta-feira |
|
10h (Colégio Brasílio Machado)
Kérity, a Mansão dos Contos, 80" – Classificação Livre
Dir. Dominique Monféry - SINOPSE: Natanael ainda não sabe ler. Uma velha e excêntrica tia deixa como herança uma mansão para os pais dele e a coleção de livros para Natanael. O menino descobre que os livros servem como esconderijo para todos os heróis da literatura infantil, que contam com ele para que os proteja. Quando os pais de Natanael começam a vender os livros, ele enfrenta tudo para salvar os pequeninos "amigos". |
|
18h30 Praça Coronel Macedo
Narradores de Javé, 110" – Classificação Livre
Dir. Eliane Caffé - SINOPSE: A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade - mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever. Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o "autor" da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado.
|
26 de julho de 2014 - Sábado |
|
18h30 Praça Coronel Macedo
Gaijin 1, Caminhos da Liberdade, 104"
– Classificação 12 anos
Dir. Tizuka Yamasaki - O filme mostra como os imigrantes japoneses sofreram com o processo de assimilação cultural e assim mesmo tornaram-se importantes para o desenvolvimento da cultura brasileira. SINOPSE: A jovem Titoe (Kyoko Tsukamoto) chega ao Brasil a bordo do navio Kassato-Maru, em 1908, junto com o primeiro grupo de imigrantes japoneses recrutados para trabalhar nas fazendas de café. Sob os olhos de um capataz inescrupuloso, os japoneses são explorados e mal-remunerados. Assim, como os imigrantes italianos liderados por Enrico (Gianfrancesco Guarnieri), são obrigados a fazer suas compras no empório da própria fazenda, que os fazem cada vez mais endividados e distantes do sonho de voltar à terra natal. Apesar do cuidado que Tonho (Antônio Fagundes), administrador da fazenda, tem por eles, muitos não aguentam a pressão e se suicidam, outros morrem doentes como Yamada (Jiro Kawarasaki), marido de Titoe. Os que sobrevivem são liderados pela valente Titoe para fugirem rumo à cidade grande.
|
Cicloturismo - 19 de Julho de 2014
Com o objetivo de irradiar uma cultura de mobilidade urbana mais saudável e sustentável o Programa Ciclovida irá promover um Passeio de Cicloturismo entre Curitiba e Antonina (cerca de 80 km) no dia 19 de Julho, como atividade paralela ao Festival de Inverno da UFPR. Serão ofertadas 80 vagas para o passeio e as inscrições poderão ser realizadas na loja BikeSul, mediante a entrega de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão doados a uma instituição de Antonina. Participem!
Data: 19 de Julho de 2014
Inscrições: Loja BikeSul - Rua Tapajós, 1047 loja 8, Bom Retiro - Curitiba
Horário: Concentração 6h30 - Saída 07h00
Encontro: Sede da Asufepar, Rua Carlos Pradi n˚ 18, Jd. das Américas/ Politécnico.
*Obrigatório o uso de capacete e luvas. O transporte para a volta será providenciado pela Organização do Festival.
Curtam a página do Programa:
Lançamento de Livros - 20 de Julho de 2014
Durante a 24° edição do Festival de Inverno, a Editora UFPR irá promover o lançamento de três livros. Dois deles iniciam a Coleção Luteria, História e Cultura Musical e o terceiro apresenta um registro imagético da cidade de Antonina. O Evento será realizado no domingo (20/07) das 11h30 às 12h30 na Ademadan - Praça Coronel Macedo, 316.
Antes do lançamento dos livros, às 10h00, o Professor Juarez Bergmann Filho irá ministrar a palestra - Um diálogo entre as transformações da escrita musical e o desenvolvimento dos instrumentos musicais. (Períodos: Medieval, Renascentista e Barroco).
Confiram mais informações sobre os livros na descrição das imagens e participem. Contamos com sua presença!
Obras
Museu dos Instrumentos Musicais (MIMU)
Autor: Juarez Bergmann Filho (Org.)
O livro apresenta ao leitor o Museu de Instrumentos Musicais – MIMU, da UFPR. A ideia do MIMU surgiu naturalmente, em direta conexão com o pioneirismo da implementação do Curso de Tecnologia em Luteria da UFPR, primeiro deste tipo no Brasil, para que o curso pudesse organizar os instrumentos de produção própria e expô-los juntamente com instrumentos antigos, de forma a completar uma linha condutora didática, em ambiente expositivo-interativo até mesmo incluindo eventos musicais, com a utilização de instrumentos do MIMU. O livro inicia a Coleção Luteria, História e Cultura Musical.
Do som ao sinal: história da notação musical
Autor: Jean-Yves Bosseur
Tradutor: Marco Aurélio Koentopp
O livro Du son au signe: Histoire de la notation musicale, de Jean-Yves Bosseur, nesta tradução inédita para o português do professor Marco Aurélio Koentopp, apresenta a história da notação musical ocidental desde suas origens, passando pela Idade Média, Renascença, Época Barroca, Classicismo, até a Época Contemporânea. Ao fim, brevemente, o livro também apresenta algumas notações além das europeias. "Do som ao sinal: história da notação musical" é o segundo volume da Coleção Luteria, História e Cultura Musical.
Antonina dos meus dias: revisitada
Autor: Eduardo Nascimento
A pessoa e o trabalho artístico de Eduardo Nascimento merecem simpatia e respeito por apresentarem não apenas um registro turístico, técnico e artístico, mas algo que lhe é muito caro e familiar: o retrato íntimo de sua própria terra e de sua gente. Usando a câmara, ele nos traz pedaços do seu vivido presente/passado, reafirmando conceitos preservacionistas ao denunciar o lento e progressivo desaparecimento de uma cidade-documento, ante os olhos impassíveis ou impotentes de seus próprios conterrâneos. Eduardo é antoninense que vive intensamente sua cidade, sofre com suas dores e exulta com suas alegrias. A máquina fotográfica é para ele um instrumento de relação com o meio, um modo de descobrir, revelar, registrar, denunciar, elogiar ou ufanar-se com a terra-mãe. As fotografias do Eduardo Bó falam que em Antonina ainda dá tempo de pensar, meditar, avaliar. A Natureza e a cidade não são oposições, mas composições para além do cenográfico. Para além da sofisticação elaborada, que denuncia a formação acadêmica do artista nos enquadramentos, composições de volumes e texturas, sombras, luzes e reflexos que podem beirar o impressionismo, está o retrato de uma Antonina deste profissional.
10h00 - Palestra - Um diálogo entre as transformações da escrita musical e o desenvolvimento dos instrumentos musicais. (Períodos: Medieval, Renascentista e Barroco)
Professor Juarez Bergmann Filho
Um panorama da história da música e da organologia tendo como ponto de partida o início da escrita musical ocidental, no período medieval até sua consolidação no Barroco. Seguimos as transformações musicais e sociais destes períodos e as consequências mudanças musicais, culminando com o surgimento da música puramente instrumental no período barroco. A palestra será apresentada com o apoio de imagens e exemplos sonoros.
Conhecendo o MAE - de 20 a 25 de Julho de 2014
Durante o 24º Festival de Inverno da UFPR o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) irá levar para o público uma amostra do que pode ser encontrado no Museu. Estarão expostos alguns produtos e publicações desenvolvidos pelo MAE, como Caixas Didáticas, jogos eletrônicos, livro de contos e um livro de RPG. A ideia é possibilitar a interação do público com o museu e também despertar o interesse na Arqueologia, Etnologia e Cultura Popular, temas tratados pelo MAE.
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Período: 20 a 25 de julho
Horário: 10h00 às 17h00
Escotismo
O Grupo Escoteiro do Mar Amigo Velho irá ofertar aos alunos da rede de escolas públicas municipais e estaduais de Antonina um dia de vivência em um acampamento de escoteiro.
Durante o período que as crianças estiverem no acampamento elas participarão de diversas atividades pedagógicas ao ar livre na forma de jogos cooperativos que desenvolvem o senso de relações pessoas e vida em equipe, jogos e brincadeiras que proporcionam desenvolvimento físico e intelectual e atividades manuais/artesanais que desenvolvem habilidades pessoais.
Coro Gato na Tuba - 23 de Julho de 2014
No dia 23 de Julho, o coro Gato na Tuba irá se apresentar às 16h00 no Auditório do Colégio Brasílio Machado.
O grupo de Piraquara, formado por 70 crianças e adolescentes, é mantido pela Associação Beneficente São Roque e dirigido pela maestrina Ana Cristina Lago com acompanhamento do pianista Rodrigo O. Lara.
Parece um ninho
Quem sou eu, do que gosto, quais são meus sonhos, o que faço, o que e quem é importante para mim, qual é minha história, como conto minha história? Onde moro, como me sinto na minha casa, o que faço dentro dela? Onde é minha vila, o que há nela, quem são meus amigos, o que eu gostaria de mudar? O que é a natureza, como cuido do meu animal de estimação, o que vou deixar para meus filhos?
Estas são perguntas que norteiam a apresentação do Coro e Orquestra Gato na Tuba, com canções coletadas entre compositores da MPB como Toquinho, Milton Nascimento, Arnaldo Antunes, João de Barro e outros.
Parceria com o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba
Durante o 24° Festival de Inverno da UFPR serão exibidos os filmes Premiados pela Mostra Competitiva Universitária do FICBIC 2013. As quatro produções vencedoras farão parte da programação da oficina de história do cinema, que será realizada no auditório do Colégio Moisés Lupion. No Sábado (26) será realizada uma ação junto a mostra de resultados do Festival, no Theatro Municipal, para divulgar os vencedores do ano passado. Também será divulgada a mostra competitiva de 2014, que irá premiar os primeiros colocados com cursos na New York Film Academy.
Categoria: Ficção
Nome do curta: Antes das palavras
Autor: Diego Carvalho Sá
Sinopse: Fragmentos da aproximação entre dois garotos contemplam o ingênuo
interesse de Célio por Dário, o pressupor de Sofia diante desta aproximação e o
interesse prévio de Dário por Célio.
Categoria: Documentário
Nome do curta: Leprosário
Autor: Luís Augusto Barbosa
Sinopse: Por décadas, as comunidades de pessoas atingidas pela hanseníase
permaneceram isoladas. Hoje, mais do que nunca, elas fazem parte da cidade.
Categoria: Experimental
Nome do curta: Meditação
Autor: Roderick Steel
Sinopse: Uma intervenção telemática em salões de beleza de São Paulo, na qual
o registro da realidade e o vídeo de instrução (Como meditar, por Deepak Chopra)
se enfrentam sem fronteiras em planos dentro de planos. Na obra, a trajetória do
olho itinerante do celular medeia relações e leituras entre imagens, na imanência do
trânsito de símbolos em comunhão com os meios de comunicação.
Categoria: Videoclipe
Nome do curta: Espelho de Alice
Autor: Nathália Araújo Miranda e Gabriel Lima
Sinopse: Diante do espelho, Alice enxerga.
Qualquer dúvida permaneço à disposição.
|