últimas do festival
Conteúdo sobre a responsabilidade do Núcleo de Comunicação da Coordenadoria de Cultura - PROEC - por Bárbara Tanaka
Conteúdo dos vídeos sobre a responsabilidade da Assessoria de Comunicação da UFPR - UFPR TV17 de julho
Atividades Paralelas
14h00 às 16h00 – 19 e 20 de julho
CONSTRUÇÃO DE BONECOS COM JORNAL
Local: Quintal Cultural (Rua Treze de Maio, 25)
19h00 às 22h00
RODA DE MULHERES – uma vivência-ação
Palestrantes: Andréa Berriel é arquiteta, professora universitária, artista, escritora, mãe e bruxa; Audrey Farah é escritora, taróloga, editora, mãe, artista e alquimista; Patrícia Maciel é arquiteta, artista, professora de yoga, amiga, filha e feiticeira. As três acreditam que toda mulher precisa de um espaço para viver sua arte, seus mistérios, suas tristezas e alegrias. E que esse espaço pode ser construído coletivamente, em rodas de mulheres.
Local: ADEMADAN
20h00
RODOLFO REICHMANN TRIO
Dodo Reichmann tem larga experiência na área musical, com ênfase no jazz, bossa nova, rock, blues e erudito. Viveu 8 anos na Europa e um ano em Nova York. Toca piano, violão e harmônica, além de fazer arranjos e vocais. Já se apresentou ao lado de diversos artistas como Jorge Ben Jor e Victor Assis Brasil.
Local: Hotel Camboa Antonina
EXPOSIÇÕES no Quintal Cultural
– ANTONINA - Óleo sobre tela
Artista: D. Pontes (Dorival Pontes), artista plástico por natureza, inventor e criador de várias obras, dentre elas, esculturas, pinturas e ilustrações.
Período: 16 a 23 de julho, a partir das 15h
– FOTOGRAFIA - COMPLEXO MATARAZZO
Artista: Any Pontes
Exposição fotográfica do Complexo Matarazzo e da residência onde permanecia o Conde Francesco Matarazzo em Antonina.
Período: 16 a 23 de julho, a partir das 15h
16 de julho
"E hoje começa o 26º Festival de Inverno da UFPR em Antonina! Nossa equipe desceu para Antonina pela manhã e está deixando tudo lindo para você!
AVISO: ainda há vagas disponíveis nas oficinas infantis! Para se inscrever, basta comparecer à Central da Coordenação do Festival, em frente à Praça Coronel Macedo. Estaremos aceitando inscrições até as 16h de amanhã (17/07)!
Confira as oficinas aqui
14 de julho
O “Jogo da Bernuncia: O Auto do Boi de Mamão” permite ao jogador protagonizar a Bernuncia, um dos personagens presentes no tradicional Auto do Boi do Mamão, em uma brincadeira onde esse monstro de tecido engole as crianças que participam do folguedo.
Com uma jogabilidade semelhante ao famoso jogo SNAKE, o jogador deve “devorar” o maior números de crianças que conseguir, enquanto evita ser atacado pelos Tichipás e de engolir os marinheiros que tocam os instrumentos das cantigas que acontecem durante a manifestação folclórica.
Com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores, o auto é encenado na região litorânea do sul do Brasil. O nome remete às origens do folguedo, quando então a cabeça do boi era representada por um mamão verde.
Para instalar, basta abrir o arquivo .APK baixado. Bom jogo!
Lembre-se que esta é uma versão de desenvolvimento. Caso note algum problema, entre em contato conosco pelo nosso email.
12 de julho
Você é estudante ou servidor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), quer ir para o 26º Festival de Inverno da UFPR em Antonina mas não sabe como? Seus problemas acabaram!
Do dia 17 a 23 de julho, haverá transporte GRATUITO de ida e volta! Você só precisa apresentar sua carteirinha ou crachá na entrada do ônibus. Mas não esqueça: é sempre importante chegar um pouco antes pra garantir seu lugar!
Confira os locais e horários de embarque:
IDA (saída de Curitiba)
Local de embarque: em frente ao Teatro Guaíra
Data: diariamente, do dia 17 a 23 de julho
Horário: 13h
*Excepcionalmente no dia 17/07, haverá também um ônibus às 16h.
RETORNO (saída de Antonina)
Local de embarque: em frente à Praça Coronel Macedo
Data: diariamente, do dia 17 a 23 de julho
Horário: 23h30 (após encerramento do show do Palco Principal)
15 de junho
PROPONENTES DE ESPETÁCULOS SELECIONADOS
É com grande satisfação que divulgamos a lista das propostas de espetáculos selecionados por meio do edital PROEC nº 02/2016 que serão realizados com o apoio de instituições parceiras durante o 26º Festival de Inverno da UFPR, em Antonina.
O Festival de Inverno da UFPR tem sido, por mais de 25 anos, uma ação para a cultura e arte que mobiliza as populações do litoral de Paraná, promovendo a descentralização das práticas e produções artísticas e culturais das diversas modalidades e seguimentos artísticos de concerto (erudito) e popular.
Ao ser enquadrado no artigo 18º da Lei 8.313, de 23/12/1991, na modalidade de Música Erudita ou Instrumental, o Festival se articula com as metas do Plano Nacional de Cultura (Lei n°12.345, 9/12/2010) que orientam as instituições federais na promoção e circulação de espetáculos e atividades artísticas e culturais valorizando projetos locais como a Filarmônica Antoninense e a Orquestra Filarmônica Show.
Da mesma forma, a partir deste enquadramento, efetivado em 11/05/2016, a programação passa a dar ênfase a esta linguagem artística, mantendo algumas oficinas e espetáculos em outras linguagens como forma de mobilizar outras práticas culturais locais, como o teatro, a fotografia, o artesanato, a dança e a educação patrimonial.
Este ano, embora haja uma visível instabilidade no cenário político e econômico brasileiro, a UFPR entende que a partir da arte e da cultura é possível encontrar os caminhos para superarmos mais estes desafios que a realidade nos impõe. Assim, reiteramos nosso compromisso com a arte e a cultura do nosso Estado, e defendemos a manutenção e ampliação das políticas públicas de valorização e democratização de bens culturais, como o Festival de Inverno da UFPR, em Antonina.
Ao defender tais políticas, no entanto, não podemos negar que o cenário econômico, com as dificuldades de financiamento de projetos, nos obrigou a reduzir a programação. Isso não significa que a qualidade das propostas esteja comprometida, porque as 248 propostas submetidas passaram pelo crivo de uma banca formada por especialistas na área.
Agradecemos a participação de todos e esperamos encontrá-los em breve, em Antonina.
PROPOSTA | PROPONENTE |
106 | Saimonn Opalinski |
46 | Maria Aparecida Barbosa da Silva |
38 | Natasha Durski |
83 | Lincoln Helder Zambaldi Fabricio |
173 | Marcelo Cecyn |
43 | Yara Rossatto Wigineski |
137 | Antropofocus Produções Artísticas Ltda – Andrei Moscheto |
144 | Gabriel José Melim Schwartz |
09 | Sergio Silvestri |
95 | Ana Sonia de Barros |
22 | Lucas Miranda |
118 | Victor Mateus Gulin |
41 | Tato Criação e Produção Artística Ltda – Elielso Ferreira Souza |
17 | Ternes, Barreiros e Cia Ltda – Felipe Ternes de Oliveira |
14 de junho
26º FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR EM ANTONINA
Você conhece a Bernúncia?
É esse bicho carnavalesco que devora os foliões durante o carnaval. Conta uma lenda que quanto mais foliões ele devora, o bicho fica maior! O Festival de Inverno da UFPR também é assim, quanto mais gente participa, mais ele se fortalece!
O Festival de Inverno da UFPR surgiu como uma ação acadêmica num momento em que a cultura e a arte foram fundamentais no processo de consolidação das instituições democráticas do país na década de 1990. Nesse período, o Litoral de Paraná passou a ser reconhecido como território cultural, aliando a diversidade de suas práticas, como os bailes do fandango, o carnaval, o artesanato, as festas de santo e muitas outras, aos saberes e fazeres acadêmicos.
Hoje, ao ser enquadrado pelo MINC, por meio da Lei Rouanet, como evento de Música Erudita ou Instrumental, o Festival se articula com as metas do Plano Nacional de Cultura (Lei n°12.345/2010) que orientam as instituições federais na promoção e circulação de espetáculos e atividades artísticas e culturais, valorizando projetos locais como a Filarmônica Antoninense e outros artistas, sem deixar de promover outras linguagens, agregando força e vitalidade às práticas culturais locais.
Após 26 anos de atividades, embora haja uma visível instabilidade no cenário político e econômico brasileiro, o Festival renova seu compromisso com a democratização dos espaços de fazer e saber, aliando a arte e a cultura ao ensino, à pesquisa e à extensão. Dessa forma, a UFPR reitera sua convicção na defesa e ampliação das políticas públicas como garantia do direito à educação e à cultura, realizando, junto com o Festival, o Encontro das Comunidades do Projeto “Mutirão - Mais Cultura na UFPR” (http://www.proec.ufpr.br/links/gabinete.html).
A equipe da PROEC dá as boas vindas a todas e a todos, e agradece mais uma vez ao povo antoninense, aos patrocinadores e parceiros institucionais pelo apoio na realização de mais um Festival de Inverno, numa grande festa da cultura, da arte, da diversidade e da democracia.
Deise Cristina de Lima Picanço | Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPR03 de junho
É com grande satisfação que divulgamos a lista das propostas de oficinas submetidas e aprovadas por meio do edital PROEC 01/2016 que serão realizadas com o apoio de instituições parceiras durante o 26º Festival de Inverno da UFPR, em Antonina. Da mesma forma, divulgamos o conjunto das atividades paralelas aprovadas.
O Festival de Inverno da UFPR tem sido, por mais de 25 anos, uma ação para a cultura e arte que mobiliza as populações do litoral de Paraná, promovendo a descentralização das práticas e produções artísticas e culturais das diversas modalidades e seguimentos artísticos de concerto (erudito) e popular.|
Ao ser enquadrado no artigo 18º da Lei 8.313, de 23/12/1991, na modalidade de Música Erudita ou Instrumental, o Festival se articula com as metas do Plano Nacional de Cultura (Lei n°12.345, 9/12/2010) que orientam as instituições federais na promoção e circulação de espetáculos e atividades artísticas e culturais valorizando projetos locais como a Filarmônica Antoninense e a Orquestra Filarmônica Show.
Da mesma forma, a partir deste enquadramento, efetivado em 11/05/2016, a programação passa a dar ênfase a esta linguagem artística, mantendo algumas oficinas em outras linguagens como forma de mobilizar outras práticas culturais locais, como o teatro, a fotografia, o artesanato, a dança e a educação patrimonial.
Este ano, embora haja uma visível instabilidade no cenário político e econômico brasileiro, a UFPR entende que a partir da arte e da cultura é possível encontrar os caminhos para superarmos mais estes desafios que a realidade nos impõe. Assim, reiteramos nosso compromisso com a arte e a cultura do nosso Estado, e defendemos a manutenção e ampliação das políticas públicas de valorização e democratização de bens culturais, como o Festival de Inverno da UFPR, em Antonina.
Ao defender tais políticas, no entanto, não podemos negar que o cenário econômico, com as dificuldades de financiamento de projetos, nos obrigou a reduzir a programação. Isso não significa que a qualidade das propostas esteja comprometida, porque as propostas aprovadas passaram pelo crivo de uma banca formada por especialistas na área.
Foram 297 propostas de oficinas submetidas, o que mostra a vitalidade do projeto, e 23 aprovadas.
Agradecemos a participação de todos e esperamos encontrá-los em breve, em Antonina!
Proposta | Proponente |
133 | Adriane Cordoni Savi e Ormy Leocádio Hütner Júnior |
204 | Ana Maria Lange Gomes |
257 | Anita Gallardo de Souza |
228 | Caio de Freitas Paes |
297 | Caio Fabio dos Santos |
106 | Cleide Maria Piasecki |
146 | Fábio Flores Rodrigues |
255 | Felipe Santos Gomes, Vitor Jun Takahashi e Edison R. Massei Filho |
122 | Inaldo Cavalcante Spok de Albuquerque |
139 | Jô Fornari e Laércio Amaral |
88 | João Eduardo Triska dos Santos e Leonardo do Nascimento Cardoso |
115 | José Carlos Assunção Belotto e Silvana Nakamori Belotto |
275 | Juliane Caroline Fernandes Souto |
295 | Kelly Danielle Farah Reichelt |
247 | Leonardo Kossatz Lopes |
245 | Luiz Gustavo Dalazen Fernandes e Ana Paula Quirino de Andrade |
70 | Marcelo Leonel Felczak |
67 | Marcelo Maganha |
211 | Marilene Juk de Oliveira Antunes |
159 | Pedro Paulo Abudi |
94 | Romã Duarte Rettamozo |
98 | Thayana da Silva Barbosa |
284 | Vitor Hugo Silverio Rosa |