MAIS FESTIVAL / Atividades Paralelas
de 16 a 23 de julho de 2022
Muito além de Oficinas e Apresentações Artísticas, embasado no foco de construção do conhecimento e pensamento crítico, o Festival promove uma série de atividades espalhadas pela cidade de Antonina. Passeios, rodas de conversa, atividades recreativas e muito mais você confere logo abaixo:
Confira nossa programação:
DIA 16 | DIA 19 | DIA 22 | DIA 23
Exposição dos artistas Gil Gastaldon (Paranaguá), Lena Muniz (Antonina), Marcel Fernandes (Antonina), Marcos Piantá (Paranaguá), Mary Ellen Luciano (Paranaguá), M. Akemi Oda (Morretes), Ricardo Zen (Antonina).
Organização: Hanin Majdi Dawud
Realização:
16 a 23 de julho de 2022
Horário: 14 às 20h
Local: ADEMADAN
Café & Prosa
Literatura
Quatro autores do litoral paranaense, uma boa prosa sobre suas obras, experiências e jeito de estar no lugar. Tudo isso acompanhado por um delicioso coffee break para celebrar as escrivivências litorâneas.
Autores convidados: Edicelia Souza, Angélica Ripari, Prof. Zé Muniz e João Carlos Marcon
Mediação: Prof. Dr. Elisiani Tiepolo, da UFPR – Setor Litoral
Iniciativa: COC | PROEC
Realização: 16 de julho
Horário: 15h
Local: Estação Ferroviária de Antonina
#PEDALUFPR Cicloturismo: Estrada da Graciosa – Antonina
Aventura
O percurso terá como ponto partida a ASUFEPAR (Curitiba), descendo pela Estrada da Graciosa até Antonina (região litorânea do Paraná), um percurso de aproximadamente 92km.
As inscrições podem ser feitas na própria ASUFEPAR (Rua Carlos Pradi,18 - Jardim das Américas) ou na Bike Portella (R. Augusto Stresser, 1450) com 2kg de alimentos não perecíveis. As vagas destinam-se apenas para garantir espaço no ônibus de retorno, mas mesmo quem não conseguir ou não quiser a vaga no ônibus, também poderá participar do pedal.
A inscrição e reserva da vaga acontece diretamente nos lugares citados acima, não há link virtual de inscrição.
Iniciativa: Ciclovida
Detalhes:
Realização: 16 de julho
Saída: 6h30 ASUFEPAR – Rua Carlos Pradi,18 (Centro Politécnico)
Destino: Antonina
80 Vagas (para garantir lugar no ônibus de retorno)
Inscrições: 2kg de alimentos não perecíveis. A partir do dia 4 de Julho na ASUFEPAR (Rua Carlos Pradi,18 - Jardim das Américas) ou na Bike Portella (R. Augusto Stresser, 1450)
Retorno previsto: 16h30 - Praça Central de Antonina. (chegada prevista em Curitiba: 19h)
Obs: Obrigatório uso de capacete. Levar água, lanche e câmara reserva.
Apresentação
Lonesome Captain é o projeto solo de Ivan Halfon, vocalista da Confraria da Costa e Little Wilson Trio, tocando versões folk e bluegrass de rocks dos anos 50 aos 70, clássicos do blues e country. O repertório vai de Johnny Cash, Elvis Presley e Robert Johnson até Beatles, Creedence e The Doors. No formato one man band, utiliza o violão como principal instrumento, cantando e tocando percussão com os pés, além de um megafone para recriar os timbres da época
Iniciativa: Livraria da Barca
Realização: 16 de julho
Horário: 18h
Local: Livraria da Barca
A Praça É Lugar de Brincar
Recreação
Iniciativa: GEPLEC
Realização: 16 e 17 de julho
Horário: 14h às 17h30
Local: Praça Coronel Macedo
Realização: 23 de julho
Horário: 14h às 17h30
Local: Ponta da Pita
Exposição e Bate-Papo “Novos Caiçaras... Para além da matéria”
Exposição
A exposição de Artes Visuais “Novos Caiçaras... Para além da matéria” reúne trabalhos de artistas visuais que residem no litoral paranaense: tanto artistas nascidos neste local quanto artistas que, provenientes de vários lugares, decidiram aqui se estabelecer. Esta exposição traz um olhar para esta diversidade que tem suas influências advindas do meio e do tempo – elementos constituidores da cultura e consequentemente da arte aqui apresentada.
A arte na divulgação é de autoria de Isaurina Maria.
Artistas: Andre Serafim, Beni Moura, Carla Ruschmann, Carlos Alberto Kussik,
Débora Brancaglião, Douglas Mayer, Elencristina Schneider, Emer Ramos, Isaurina Maria, Claudio Kambe, Laercio Gomes, Luciana Ferreira, Luiz Eduardo Geara, Marcel Fernandes, Pablo Benedini, Sylvia Capriles
A curadoria de Carla Beatriz Franco Ruschmann e Luciana Ferreira | UFPR Litoral
Iniciativa: UFPR Litoral
Realização: 16 de julho
Horário: 17h
Local: Estação Ferroviária de Antonina
A exposição permanecerá aberta até o 16 de agosto de 2022
BiblioSESC
Literatura
Iniciativa: SESC
PROGRAMAÇÃO BIBLIOSESC ANTONINA
19 de julho - Terça
9h - 12h: Visitação ao acervo aberta ao público
14h: Contação de histórias: Contos Brasileiros – Infantil
15h: Oficina de Construção de Objetos – Infantil
16h: Contação de Histórias: Contos Brasileiros – Livre
17h: Oficina de Construção de Objetos – Livre
Local: Praça Coronel Macedo
20 de julho - Quarta
9h às 12h: Visitação ao acervo aberta ao público
14h: Contação de Histórias - Contos Brasileiros – Infantil
15h: Oficina de Construção de Objetos – Infantil
16h: Contação de Histórias: Contos Brasileiros – Grupos de Convivência
17h: Oficina de Construção de Objetos – Grupos de Convivência
Local: Praça Coronel Macedo
21 de julho - Quinta
9h às 12h: Visitação ao acervo aberta ao público
14h: Contação de Histórias: Contos Brasileiros – Infantil
15h: Oficina de Construção de Objetos – Infantil
16h: Contação de Histórias – Livre
17h: Oficina de Construção de Objetos – Livre
Local: Praça Coronel Macedo
22 de julho - Sexta
9h às 12h: Visitação ao acervo aberta ao público
14h: Contação de Histórias: Contos Brasileiros – Infantil
15h: Oficina de Construção de Objetos – Infantil
16h: Contação de Histórias: Contos Brasileiros – Livre
17h: Oficina de Construção de Objetos – Livre
Local: Praça Coronel Macedo
Antonina Free Walking
Turismo
Iniciativa: Antonina Free Walking
Realização: 22 de julho
Horário: 20h
Local: Estação Ferroviária de Antonina
Roda de Conversa Conexões Caiçaras
Turismo
Pensar as potencialidades do território litoral ligadas ao turismo nas suas diferentes frentes: indicação geográfica, turismo sustentável e turismo de base comunitária. Assim, propomos uma conversa sobre a importância de iniciativas que explorem esse campo para o desenvolvimento da região e valorização dos produtos, dos produtores e da cultura local.
Convidados: Rafaela Takasaki Corrêa (Presidente APROBAM), Maristela Mendes (Vice-presidente APROBAM), Ton Lugarini (IG Erva Mate), Patrícia Assis (Adetur Litoral), Maria Isabel Rosa Guimarães (SEBRAE), Bruno Antonio Banzato (InvestParaná), Giancarlo Rocco (InvestParaná), Ricardo Borges (Grande Reserva Mata Atlântica), Joyce Mendes (Turismo de Base Comunitária), Marcos Cruz (Grande Reserva Mata Atlântica) e Thiago Afonso de Souza (Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio).
A mediação será feita por Marion Letícia (Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza) e a finalização pelo Prof. Dr. Valdir Dallabrida.
Iniciativa: COC | ADETUR | SEBRAE | UFPR Litoral/
APROBAM – Associação dos Produtores de Bala de Banana de Antonina e Morretes
Realização: 22 de julho
Horário: 16h
Local: Auditório do Armazém Macedo – Rua Marquês do Herval, 136
Videoinstalações: Fazendo Som | Paisagem, Tempo e Memória
Audiovisual
A presente proposta se refere à montagem de videoinstalação com a projeção em loop de dois vídeos de curta-duração em parede ou tela ao céu aberto (a definir) no Centro Histórico de Antonina Os vídeos em questão são paisagens audiovisuais produzidas no âmbito do projeto Paisagens Caiçaras, a partir da releitura e edição de materiais em imagem e som cedidos por diversos colaboradores e selecionados para a primeira edição de uma exposição virtual de referências culturais do território caiçara, hospedada no sítio eletrônico < https://paisagenscaicaras.wordpress.com/>. Fruto de uma parceria entre os cursos de Design, Luteria e Produção Cênica da UFPR e a Superintendência do IPHAN no Paraná, em articulação com agentes culturais caiçaras, o sítio eletrônico se constitui como um espaço de compartilhamento, apropriação e difusão de narrativas sonoras, imagéticas e audiovisuais sobre temas relacionados ao universo caiçara, possibilitando que novas criações sejam feitas a partir de materiais pré-existentes, e fomentando o diálogo entre as mais variadas formas expressivas & o patrimônio. Os materiais reunidos no sítio são trabalhos realizados por pessoas com os mais variados perfis (detentores, pesquisadores, artistas, estudantes, professores, etc.), que integram o acervo da UFPR e do IPHAN, ou que foram enviados para o projeto através de três chamadas públicas, feitas entre os anos de 2020 e 2022.
Iniciativa: IPHAN
Realização: 22 de julho
Horário: 18h30
Local: Fachada lateral da Igreja Nossa Senhora do Pilar, ao lado da praça Coronel Macedo
Caiaque na Ponta da Pita
Aventura
A atividade Oficina de Caiaque e Prática de Remada na Ponta da Pita será uma explicação de formas de remar, formas de segurança em sua remada e como agir em eventual dificuldade (apesar dos riscos serem mínimos). Após a oficina, o grupo sairá da Ponta da Pita, irá até próximo ao Porto de Antonina (450m) e, a depender dos fatores naturais, será possível avistar os botos cinzas que vivem na região. Para os grupos com crianças abaixo de oito anos, o trajeto será até o manguezal próximo a Prainha da Pita, de onde é possível avistar aves típicas do local.
Ainda, existe a opção de andar livre de caiaque pela frente da Ponta da Pita, onde monitores da UFPR dividem o tempo de prática enquanto a Gusso Turismo promove uma mini oficina de caiaque na areia e outro funcionário acompanha a oficina na água, para eventual necessidade. Será delimitada uma área de navegação.
Essa atividade é gratuita, e todos os passeios serão acompanhados por dois funcionários da Gusso Turismo e realizados com caiaques de excelente estabilidade, além de coletes salva-vidas homologados pela Marinha do Brasil e um barco que ficará de prontidão durante as atividades.
Iniciativa: Gusso Turismo
Realização: 23 de julho
Horário: 13h às 16h
Local: Ponta da Pita