OFICINAS / Atividades Formativas
de 18 a 22 de julho de 2022
O Festival de Inverno da UFPR convida seu público a fazer parte da construção do conhecimento e troca de saberes através das Atividades Formativas: oficinas que exploram diferentes áreas da arte e da cultura, e que esse ano acontecem na Escola Municipal Gil Feres.
Procedimento para inscrições
As oficinas são gratuitas e as inscrições são realizadas através da plataforma Eventbrite, dos dias 01/06 até 30/06.
Você encontra a lista de atividades com seus respectivos links para inscrição logo abaixo.
Iniciando nas Danças Urbanas
Dança
Na oficina trabalhamos por meio de coreografias, treinos e dinâmicas de nível iniciante. Vamos conhecer a história das Danças Urbanas e seus contextos, além experimentar as técnicas Hip Hop Dance, Locking, Dancehall e suas especificidades. É um ótimo exercício, explora a criatividade; une saúde e recreação; tudo sempre de forma dinâmica e divertida.
Ministrante: Ana Preta
Mulher negra Curitibana, pesquisadora e professora de danças urbanas há 14 anos, licenciada e bacharel em Educação Física, e pós-graduada em Dança Educacional, participou de diversos festivais e conquistou premiações no circuito nacional da dança. Atua também como Agente cultural, Produtora, Diretora, Cenógrafa, Figurinista e Coreógrafa em dança.
Realização: 18 a 22 de Julho
Horário: 14h às 17h
Vagas: 50
Local: Escola Municipal Prof. Gil Feres
Iniciação ao toque de Maracatu Baque Virado
Música
O Maracatu de Baque Virado é uma manifestação pernambucana com mais de 300 anos de tradição. As Nações de Maracatu desfilam no carnaval para contar sua história de força e resistência. Na oficina de iniciação ao toque do maracatu os participantes vão poder aprender a levadas do Maracatu de Baque Virado e também terão a oportunidade de acessar a pulsação de seus corpos e de ritmo interno, mantendo viva essa cultura.
Ministrante: Bruna Janaina Batagin e Bia Fluz
Artistas independentes, arte-educadoras e batuqueiras dos grupo de Maracatu Omo Omi e Baque Mulher Matinhos, Bruna e Bia tem experiência com oficinas de musicalização e percussão. Atuam na área cultural do Maracatu como coordenadoras dos grupos e organizadoras de eventos e oficinas na cidade e região. Seus estudos percorrem os caminhos artísticos entre a música, dança, artes visuais e cultura popular.
Realização: 18 a 22 de Julho
Horário: 14h às 17h
Vagas: 20
Local: Escola Municipal Prof. Gil Feres
Yrapóa: Cantos e Danças Indígenas
Música e Dança
As atividades visam propiciar o compartilhamento de saberes, na forma de cantos e danças das etnias Kariri-Xocó e Kaxagó. Serão três dias de oficinas de cantos e danças e contação de histórias. Tem-se como intenção favorecer a abertura das perspectivas para outros modos de ser e existir, abrindo espaço para reverberar as memórias desse povo e de seus ancestrais.
Ministrantes: Swyrã e Nathalia Ferraz
YRAPOÁ é resultado da amizade estabelecida entre os jovens indígenas das etnias Kariri-Xocó e Kaxagó e o grupo de produção cultural e estudos multidisciplinares Jupiterodé. Pelo compartilhamento de saberes, buscamos estabelecer pontes pela educação e a arte, a fim de ampliar as perspectivas sobre as causas indígenas e modos outros de habitar a Terra. Somos Swyrã, Kariri-Xocó, Nathalia Araujo, Sheron Ribeiro, Mateus Bravo, formados pela UFPR em Geografia, Direito e Pedagogia, respectivamente, aprendizes dos modos do viver-com a Terra.
Realização: 20 a 22 de Julho
Horário: 14h às 17h
Vagas: 25
Local: Escola Municipal Prof. Gil Feres
Territórios Educativos 2: Será que a cabeça tem o mesmo tempo que a mão?
Artesanato
A Oficina Territórios Educativos propõe a continuidade dos diálogos sobre o patrimônio cultural de Antonina para o levantamento das referências culturais locais e realização de atividades práticas. Os participantes serão convidados a escutar histórias contadas pelos moradores da cidade, e a partir dessas narrativas e memórias irão construir mapas (por meio de múltiplas linguagens, como ilustração, colagem, bordado, entre outras), para representar esses percursos afetivos pela cidade. Nesta atividade, propomos uma imersão no território da perspectiva de quem vê um lugar repleto de conhecimentos, trocas de saberes, subjetividades, tecnologias, biodiversidade, filosofias e tradições. Ao final da oficina, o resultado será exposto no festival e compartilhado no site do projeto Paisagens Caiçaras.
Ministrante: Lia Mity Ono
Realização: 20 a 22 de Julho
Horário: 13h30 às 16h
Vagas: 20
Local: Escola Municipal Prof. Gil Feres
Acessibilidade Digital
Inclusão
Sensibilizar a comunidade acadêmica da UFPR para a importância de maior acessibilidade nos meios digitais por meio da descrição e audiodescrição
Ministrante: NuCA/SIPAD
Realização: 20 de Julho
Horário: 14h às 17h
Vagas: 10
Local: Escola Municipal Prof. Gil Feres
O projeto VRS litoral foi desenhado considerando os destinos turísticos inseridos na região geográfica da Grande Reserva da Mata Atlântica (GMRA) e contemplando os municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba a fim de gerar maior integração na região. O objetivo do projeto é destacar as características únicas da região, pela perspectiva das similaridades que os três municípios apresentam em relação ao bioma, produtos, culinária, arte e cultura. A 2ª oficina de Integração VRS Mata Atlântica tem como objetivo compartilhar e validar com a comunidade as análises referentes a 1ª Oficina de Integração VRS Mata Atlântica, bem como os dados das coletas de campo e demais pesquisas referentes às cadeias de valor da banana; da mandioca; da pupunha; de juçara e frutos sazonais; e do turismo. A partir disto, pretende-se apresentar possibilidades práticas de aplicação dos conhecimentos através de construção coletiva de marcas..
Ministrante: Invest Paraná
Realização: 22 de Julho
Horário: 08h30 às 16h30
Vagas: 25
Local: Escola Municipal Prof. Gil Feres
“Rota Caiçara de Cicloturismo”, que pretende atrair um fluxo turístico desazonalizado e de baixo impacto, valorizando especialmente os pequenos empreendedores e o turismo de base comunitária. Tendo como principais atrações o patrimônio cultural e natural dos sete municípios que fazem parte do litoral paranaense.
Ministrantes: Prof. Dr. José Pedro da Ros, José Carlos Assunção Belotto, Ms. David Couto
Realização: 18 a 21 de Julho
Horário: 09h às 12h e 14h às 18h
Local: ADEMADAN
As atividades listadas abaixo são oferecidas pela ADEMADAN - Antonina
Para maiores informações: ademadanculturalproducao@gmail.com
Música
Oficina de Gaita de Boca (Harmônica Diatônica) em grupo, para todos os níveis. Conteúdo compreende apresentação do instrumento, embocaduras, respiração, exercícios e técnicas específicas. Noções de improvisação e situação da gaita nos diversos estilos, em especial no Blues
.
Ministrante: Fabiano Wunber
Gaitista com mais de vinte anos de experiência, atualmente nas bandas Boogie Jump e Gralha Blues Trio, além de diversas outras parcerias no Blues.
Realização: 16 de Julho
Horário: 14h às 17h
Local: ADEMADAN
Circo
Oficina voltada para adolescentes e adultos entre os 12 e 60 anos; O participante aprenderá a manipular diversos elementos do malabarismo entre eles bolinhas, argolas, claves, esferas de cristal e se equilibrar no monociclo. No final da oficina acontecera um bate papo sobre assuntos relacionados ao circo e malabarismo, como perguntas livres dos participantes.
Ministrante: Ezequiel Ferdmann
Formação circense na Argentina no ano 1999, aonde trabalhou em diversos espetáculos, festivais e eventos. Em 2005 veio para o Brasil e desde então se apresenta no país em festivais, eventos, circos, etc. Trabalhou no parque Beto Carreiro e realizou temporada de apresentações na China, Koreia e Singapura. Atualmente trabalha no projeto de cultura em Antonina, PR
Realização: 20 de Julho
Horário: 14h às 17h
Local: ADEMADAN
Gravura
A oficina de gravura em isopor é uma adaptação da xilogravura às mãos dos pequenos. muito utilizada na literatura de cordel é uma milenar técnica de criação e reprodução de imagens, similar ao carimbo! A oficina é livre para todos os públicos e idades
Ministrante: Carolina Sobreira
Formada em artes visuais pela UEL, a artista visual e arte educadora é dedica a poética, ensino e pesquisa de gravura a dez anos, desenvolvendo sua obra centrada nos biomas da mata atlântica, mangue e cultura caiçara.
Realização: 23 de Julho
Horário: 10h às 12h
Local: ADEMADAN
Inscrições: ademadanculturalproducao@gmail.com
Música
A oficina tem como objetivo difundir o Coco de Roda no município, através de oficina e apresentação cultural. O encontro, com duração de duas horas, proporcionará um contato introdutório com essa manifestação cultural e, também, oportunidade de confraternização, troca e desenvolvimento de habilidades musicais. O Coco de Roda é uma manifestação cultural grupal, onde a interação e participação de todos é o elemento chave. A partir de melodias e ritmos simples e inclusivos até mesmo para quem nunca teve contato com a música, além disso, as letras, que tratam de questões da vida simples, romances e da realidade rural, cativam pela proximidade com o cotidiano observado em cidades pequenas como Antonina. Desta forma, observasse um grande potencial de participação de turistas, moradores e transeuntes.
Ministrante: Júlia Moretti
Produtora cultural, compositora, cantora, percussionista, atabaqueira de terreiro, facilitadora de círculos de mulheres e ecóloga. Brincante e pesquisadora da cultura popular Brasileira, possui experiência profissional ministrando oficinas de Maracatu, Coco, Samba de Roda e outros ritmos regionais. Desde 2013 atua como facilitadora de círculo de mulheres, produzindo, a partir desses, oficinas de danças africanas, danças pélvicas, percussão corporal e canto para mulheres.
Realização: 17 de Julho
Horário: 15h às 17h
Local: ADEMADAN
Teatro
Nossa Voz!!! O projeto “Teatro Caiçara” em parceria com a ADEMADAN, apresenta breve cenas da oficina de teatro livre e Iniciação Teatral. Nossa Voz" apresenta, cenas teatrais, resultantes de uma proposta de investigação e experimentação das interrogações, diálogos, inquietações e contemplações do cotidiano dos alunos
Ministrante: Daiane Araripe e Eliane Bêe
Daiane Araripe Natural de Antonina, licenciada em Artes, pela UFPRLitoral, atuou como atriz e fotografa na cia teatral da instituição, bem como na direção de curtas. Em agosto de 2012, realizou intercâmbio para Rio Cuarto,
Córdoba-Argentina, cursando oficinas de teatro e onde aprofundou também seu interesse pela fotografia, desenvolvendo-se em cursos na área e trabalhando em seu projeto sobre: “Imagem Identidade”, em momentos reflexivos sobre memórias visuais, que resultou em 2014 em uma exposição individual: “La Ventana”. Com o retorno ao Brasil, participou de exposições fotográficas coletivas. Em 2015 funda a “Nina Companhia de Teatro de Antonina-PR”, tendo como projeto de extensão, iniciação teatral: Infantil, Juvenil e Adulto, projeto que hoje totaliza mais de 20 premiações pelos festivais teatrais litorâneos do Paraná. Coordenadora do Projeto "Teatro Caiçara" aprovado pela lei de Incentivo à Cultura (PROFICE) e atua como ministrante de oficina.
Realização: 20 de Julho
Horário: 17h às 19h
Local: ADEMADAN
Música
É uma dança de origem Maranhense praticada por descendentes de povos escravizados no estado brasileiro do Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.Valdecir, mais conhecido como "peixe", apelido herdado na capoeira é educador físico e praticante e brincante da Cultura Popular a mais de vinte anos, hoje desenvolve cursos de capoeira e oficinas de ritmos Afrobrasileiros como Maculelê, Samba de Roda e Tambor de Crioula.
Ministrantes: Valdecir Ribeiro da Silva, Lilian Santos, Augusto Brandão, Geraldo Ribeiro da Silva.
Realização: 17 de Julho
Horário: 18h
Local: ADEMADAN
Gravura
A xilogravura é a mais antiga técnica de reprodução e criação de imagens, datada do século V na china, no Brasil é muito conhecida por sua utilização nas capas dos cordéis nordestinos. A proposta da oficina de xilogravura caiçara, é utilizar as madeiras encontradas na região, como a caxeta, para a elaboração dos trabalhos artísticos. A oficina tem duração de 3 dias, (3 horas cada dia) e aborda o manejo das ferramentas, elaboração da matriz e impressão gráfica.
Ministrante: Carolina Sobreira
Artista gráfica (UEL) e ativista, atua na arte educação, produção e pesquisa de gravura nas cidades de Londrina-PR e Antonina - PR. Idealizadora dos projetos Paraná mato adentro, Matrizes em movimento (PROMIC), Diários litográficos: memória da pedra (PROMIC) e Xilo Litoral (ADEMADAN). Dedica-se a produção de Xilogravura e litografia inserida nas temáticas dos biomas da mata atlântica em território paranaense. Colaboradora do Atelier Paulo Menten (Londrina) enquanto gravurista e no projeto Marumbinismo enquanto artista gráfica. Atuante no centro cultural da ADEMADAN - Antonina na produção cultural e oficinas de xilogravura.
Realização: 21 e 22 de Julho
Horário: 14h às 17h
Local: ADEMADAN
Literatura
O que é preciso ter em mente antes de escolher uma história? Quais os principais elementos pra tornar uma contação interessante? Como escolher a música e o figurino? Eles são necessários? Essas e outras perguntas serão respondidas nessa oficina interativa com duração de duas horas para contadores de História, educadores, pais e qualquer pessoa com ou sem experiência.
Ministrante: Tainá Andere
Cursou Artes Cênicas na USP, Teatro na FAP e pedagogia semi-EaD na UFPR. Formou-se em Pedagogia Waldorf em 2008, curso no qual aprofundou seu conhecimento sobre a arte de contar histórias. Foi durante essa formação que criou sua primeira história "O Segredo da Estrela" que pode ser vista em seu canal do YouTube Jardim de Histórias
Realização: 23 de Julho
Horário: 14h às 16h
Local: ADEMADAN
Arte Urbana
A oficina de Artes Visuais e Muralismo tem como objetivo a elaboração de um mural na sede da ADEMADAN, o painel tem como foco a cultura caiçara da cidade de Antonina e de todo litoral paranaense. Durante a oficina os participantes irão elaborar o planejamento e execução da pintura mural, desde as ideias, desenho e técnica de pintura.
Ministrante: Emer Ramos
Nasceu na estrada do anhaia em Morretes em 1991, é formado pela escola de música de Belas Artes do Paraná, onde se formou em licenciatura de artes visuais, desde 2009 trabalha com artes plásticas, e também
a pintura de painéis e desenvolve um projeto na cidade de Morretes que visa levar a arte para espaços públicos e privados para cidade.
Realização: 18 a 20 de Julho
Horário: 13h às 15h
Local: ADEMADAN
Reciclagem
Ministrante: Iracema Bernardes
Iracema Bernardes é graduada em Gestão Ambiental, Embaixadora Lixo Zero Paraná, mobilizadora social ambiental, gestora de projetos com foco em educação para a sustentabilidade, articuladora de movimentos de Agricultura Urbana. Assessora parlamentar na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná.
Realização: 22 de Julho
Horário: 14h às 18h
Local: ADEMADAN