apresentação programação espetáculos minicursos atividades paralelas memórias exposição virtual equipe
atividades paralelas

As atividades paralelas são ações realizadas com parceiros que apoiam a realização da edição virtual do 30º Festival de Inverno da UFPR e acontecem simultaneamente às ações formativas - minicursos e apresentações artístico-culturais.
Todas as atividades paralelas são gratuitas, abertas ao público e de livre classificação em relação à idade.

 

Terça-feira | 13 de outubro

Exposição fotográfica virtual “Diálogos”

Exposição em parceria com o Projeto Matte Cultural que estará disponível para acesso a partir do dia 13 de outubro e conta um pouco das influências da erva mate no estado do Paraná, sendo que essa será apenas uma primeira mostra da exposição intitulada “6º Sentido”, que pretende-se abrigar no recém-reformado pelo IPHAN e um dos prédios historicamente mais importante de Antonina, o Armazém Macedo de Antonina.

veja aqui

 

Quando a casa vira praça!
Horário: Todos os dias às 10h e 16h

A Praça Virtual oferece vídeos didáticos que oportunizam jogos e brincadeiras para todas as idades, realizados pelo Geplec - Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço Lazer e Cidade, coordenado pela Profa. Dra. Simone Rechia. Considerando o atual cenário e valorizando o direito ao brincar como prática de liberdade, este projeto compartilha diferentes possibilidades de experiências brincantes no âmbito do lazer. Estes jogos e brincadeiras potencializam as sensibilidades do corpo em movimento e oportunizam a apropriação dos diferentes espaços domésticos, numa perspectiva crítica do lazer-educação, que contempla uma prática do lazer reflexiva, criativa, lúdica e transformadora. Além disso, o projeto visa ampliar o ensino-aprendizagem para professores e familiares, possibilitando a reflexão de suas ações cotidianas em tempos de distanciamento social.

Local: Assista pelo canal oficial do evento no youtube

 

Resgatando memórias

Esta atividade propõe o resgate histórico desses 30 anos, revelando vivências dos que cresceram com o festival, colhendo depoimentos de artistas que se formaram na UFPR e se apresentaram nos espaços de compartilhamento de arte e cultura e dos servidores que trabalharam, experimentaram e se aconteceram com o próprio evento. Há depoimento de produtores culturais, de docentes aposentados que estiveram na concepção da 1ª edição, assim como do designer do 1º cartaz do Festival em 1991. É a história do Festival de Inverno na vida das pessoas que passaram por Antonina e contribuíram de alguma forma durante esses 30 anos.
Todos os dias do Festival, sempre às 12h, teremos um vídeo novo no site e no perfil do youtube do evento.

Essa atividade oferece audiodescrição e tradução em Libras.

Links de acesso:

veja aqui e veja aqui

 

Quarta-feira | 14 de outubro

Intervenções Contemporâneas em Centros Históricos
Horário: 11h

O arquiteto e urbanista Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, presidente do IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil, abordará o tema a partir de vasta experiência em projetos de restauro e reabilitação de imóveis em áreas tombadas e sítios históricos inscritos na Lista do Patrimônio Mundial pela Unesco, apresentando exemplos de intervenções.
Nivaldo Vieira de Andrade Júnior possui graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA e realizou pós-doutorado junto à École d'Urbanisme de Paris/Université de Paris-Est. É professor associado da Faculdade de Arquitetura da UFBA, onde coordena o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e é docente e membro do colegiado do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE). É o atual Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e foi Secretário Executivo da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA). Sócio fundador da A&P Arquitetura e Urbanismo, com projetos de restauração e reabilitação executados em sítios históricos inscritos na Lista do Patrimônio Mundial pela Unesco, como os Centros Históricos de Salvador, Goiás e São Luís do Maranhão.

faça aqui sua inscrição

 

Live Pedalando na Rota Caiçara de Cicloturismo
Horário: 17h | Duração: 1h30

Nesta live os convidados farão uma conversa sobre a relação do Festival de Inverno com o cicloturismo e as primeiras pedaladas em Antonina, onde nasceu o embrião para a proposta da Rota Caiçara de Cicloturismo. Questões como O que é a “Rota Caiçara de Cicloturismo”? Como está acontecendo o seu processo criativo? Qual a sua colaboração com o turismo de base comunitária e o desenvolvimento sustentável do litoral paranaense? Serão debatidas.

Mediador: José Carlos Assunção Belotto – Coordenador do Programa de Extensão Ciclovida da UFPR, Tecnólogo em Marketing, Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável/UFPR, Doutorando em Sustentabilidade Ambiental Urbana/UTFPR.

Convidado: Luiz Saldanha: Turismólogo, Mestre e doutorando em Engenharia de Transporte/UFRJ e organizador do Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo no Brasil- EDESC. 

Convidado: David Couto: Sociólogo, Professor, Mestre em Sociologia Politica/UFSC. 

Convidado: José Pedro da Ros: Coordenador do Curso de Gestão de Turismo da UFPR Litoral, Turismólogo, Mestre em Mídia e Conhecimento,/UFSC, Doutor em Desenvolvimento Turístico Sustentável/Universidade de Málaga – Espanha.

Convidada: Beatriz Cabral - Coordenadora do projeto de extensão universitária: Governança Participativa para o Turismo de Base Comunitária, Ecoturismo e Turismo de Aventura no Litoral do Paraná. Turismóloga, Especialista em Educação Meio Ambiente e Desenvolvimento e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR.

veja aqui

 

Quinta-feira | 15 de outubro

Live Grande Reserva Mata Atlântica: um destino turístico de produção de natureza
Horário: 17h

A Grande Reserva Mata Atlântica forma um corredor ecológico de 2,2 milhões de hectares entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Esta região possui rara beleza e abriga o maior trecho contínuo remanescente de Mata Atlântica do mundo com toda sua diversidade de ambientes e espécies da fauna e da flora, bem como uma grande riqueza cultural.
Neste território destaca-se o fortalecimento de ações integradas desenvolvidas por diversos atores para promover o desenvolvimento da região com base nos seus patrimônios naturais, culturais e históricos.
Assim, esta iniciativa surge como um trabalho em rede, onde atores de todas as áreas tem a possibilidade de se beneficiar de uma marca nacional e internacionalmente reconhecida.

veja aqui

 

Anexo do Museu Casa Lacerda
Horário: 11h

O arquiteto e urbanista, Mario Figueroa, apresentará o conceito e aspectos do projeto que venceu o concurso de Arquitetura, promovido pelo Iphan em parceria com o IAB, para a construção de um edifício anexo ao Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda, na Lapa (PR), que abrigará auditório e salas para oficinas, biblioteca, receptivo, áreas voltadas para atividades administrativas do novo espaço, cozinha industrial, áreas de lazer e convivência.
Mario Figueroa é formado pela PUC de Campinas [1988] e com Doutorado pela FAU USP [2002]. Atualmente é Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP [2013], professor do Estúdio Vertical na Escola da Cidade [desde 2006] e de Projeto VIII na FAU Mackenzie [desde 1993]. Tem participado como professor convidado e conferencista em várias instituições nacionais e internacionais [Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México e Panamá]. Possui prêmios em diversos concursos públicos no Brasil e no exterior, assim como em importantes Bienais de Arquitetura. Em 2007, associado a Carlos Dias e Lucas Fehr, venceu o Concurso Internacional para o Museu da Memória e o Centro Matucana em Santiago do Chile. Este projeto é uma das obras comemorativas do Bicentenário da Independência daquele país, e foi inaugurada pela Presidenta Michelle Bachelet no dia 11 de Janeiro de 2010. Desde 2011 os seus croquis para a criação do Museu da Memória, estão no Acervo de Arquitetura do Centre George Pompidou em Paris.

Link de inscrição

 

sexta-feira | 16 de outubro

Conhecendo as Caixas Didáticas do MAE UFPR e sua metodologia de confecção
Horário: das 9h às 12h

O evento se constitui na apresentação dos materiais lúdico-pedagógicos desenvolvidos pelo Programa das Ações Educativas do MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR), mais especificamente as Caixas Didáticas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a nossa metodologia de criação através da publicação Caixas Didáticas do MAE: um guia para sua elaboração e saber um pouco mais sobre como explorar o potencial desse material educativo e como o participante pode desenvolver sua própria Caixa Didática.
A atividade acontecerá ao vivo pelo YouTube do MAE-UFPR. É uma ação que possui vagas ilimitadas e não requer inscrição prévia, mas os participantes deverão preencher uma Lista de Presença com link de formulário divulgado durante a Live para receber Certificado de Participação.



Link de acesso

 

Armazém Macedo
Horário: 11h

O arquiteto e urbanista Moisés Stival e técnicos do Iphan apresentarão a concepção do projeto arquitetônico de intervenção no Armazém Macedo, um antigo armazém de erva-mate, expondo as premissas que balizaram a idealização do projeto, os desafios na execução da obra, aspectos relevantes para a manutenção da edificação e para a gestão do patrimônio cultural de Antonina.
Moisés Stival é Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2017), na área de concentração de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo, na linha de pesquisa História e Preservação da Arquitetura. Arquiteto da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná, desde 2010. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em história da preservação do patrimônio cultural edificado, atuando principalmente nos seguintes temas: história e teorias da preservação, políticas de preservação do patrimônio cultural e preservação de centros históricos e bens arquitetônicos. É membro do Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP) e desenvolve pesquisas sobre o patrimônio cultural da imigração vêneta no planalto curitibano.

Link de inscrição

 

Vamos jogar?  Jaguareté: O Encontro
Horário: 15h

Este evento é uma ação do Programa de Difusão Cultural do MAE-UFPR, pelo Projeto Expressões Culturais do MAE e têm como objetivo proporcionar para alunos e professores uma experiência divertida e educativa com o "Role Playing Game", um jogo de faz-de-conta e de interpretação de papéis que possibilita ao aluno se colocar no lugar de qualquer personagem, pertencente a qualquer sociedade ou era histórica. A oficina será aplicada com o uso do RPG desenvolvido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR intitulado "Jaguareté: O Encontro" que privilegia o ponto de vista indígena no momento da chegada dos europeus ao Novo Mundo.
A versão que será jogada é a mais nova adaptação do jogo não-digital pensada para sala de aula, com a missão de permitir uma aplicação simplificada voltada principalmente para professores e alunos que jamais jogaram RPG antes. Como o jogo trata sobre a vida dos povos ameríndios, tanto do seu cotidiano quanto dos conflitos, das suas cosmologias e mitologias, ele contribui com o cumprimento da Lei 11.645 que torna obrigatório o ensino das histórias e culturas indígena e afro-brasileira.
O Role Playing Game permite exercitar a imaginação, a capacidade para resolver problemas e a sociabilidade de forma lúdica, interativa e divertida, sem a necessidade do uso de eletrônicos.
A atividade será transmitia ao vivo pelo Youtube do MAE-UFPR

Inscrições abertas de 3 a 12 de outubro

faça aqui sua inscrição


Obs:No momento do evento, todos os participantes - jogadores e espectadores - deverão preencher uma Lista de Presença com link de formulário a ser divulgado durante a Live para ter direito ao Certificado Oficial da UFPR de Participação.

 

sábado | 17 de outubro

Contação de Histórias infantis
Horário: 14h

A Livraria La Barca, da cidade de Antonina presenteia as crianças e toda a família com uma sessão incrível de contação de histórias com Lari Deveras, que fará com que as crianças mergulhem numa jornada de brilho e fantasia através do lúdico.

Lari Deveras é atriz, contadora de histórias e graduanda em licenciatura em teatro pela Faculdade de Artes do PR. Nos últimos sete anos tem apresentado peças teatrais e narrativas literárias em escolas da rede pública e privada do Paraná, além de livrarias e eventos diversos.


veja aqui


Lançamento virtual do livro Antonina fragmentos de Eduardo Nascimento
Horário: 17h

Professor aposentado do Departamento de design da UFPR, Eduardo Nascimento é morador de Antonina e por muitos anos contribuiu com o Festival de Inverno da UFPR, coordenando diversas atividades, também foi na última edição ministrante de oficina sobre fotografias. Eduardo fará o lançamento de seu mais recente livro “Antonina – fragmentos” por meio da Livraria La Barca de Antonina, que é a parceria que apresenta essa ação.

veja aqui