METODOLOGIA:
As escolas rurais farão parte das ações estruturadas a partir da perspectiva da Educação no Campo e seus projetos político-pedagógicos se configuram a partir dessa orientação. Nesse sentido, no tocante às escolas rurais serão priorizadas aquelas que se localizam territorialmente junto às comunidades tradicionais parceiras no projeto, são elas: Escola Rural Municipal de Barbado (ERM DE-EF); Escola Rural Municipal de Bertioga (ERM DE-EF); Escola Rural Municipal de Juvenal Xavier (ERM DE-EF); Escola Rural Municipal de Potinga (ERM DE-EF); Escola Rural Municipal Paulo Saporski (ERM-EF); Escola Rural Municipal Profa. Olímpia Breyer (EIEF) -Antonina. Essa seleção busca o fortalecimento entre a comunidade escolar e as comunidades tradicionais e o reconhecimento do contexto cultural no qual estão inseridas.
Por outro lado, a difusão desse conhecimento deve extrapolar as fronteiras (territoriais e simbólicas) das comunidades tradicionais e das escolas rurais, incluindo estudantes das áreas urbanas que, apesar da proximidade, às vezes desconhecem a realidade cultural do Litoral. Para cumprir com esse objetivo específico, foram selecionadas algumas escolas localizadas em edificações tombadas pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Paraná em razão de seu valor simbólico e arquitetônico para a comunidade, são elas: Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha (Paranaguá); Colégio Estadual Moysés Lupion (Antonina); Colégio Estadual Brasílio Machado (Antonina); Colégio Rocha Pombo (Antonina). Além dessas escolas, foram elencadas escolas urbanas com iniciativas culturais em desenvolvimento, são elas: Colégio Estadual Hiram Rolim Lamas (Antonina); Escola Municipal Prof. Gil Feres (Antonina); Escola Municipal Prof. João Paulino Vieira Filho (Antonina); CE Helena Viana Sundim (Paranaguá); CE Bento M. da Rocha Neto (Paranaguá); EE Antônio Paulo Lopes (Paranaguá); CE Porto Seguro (Paranaguá); CE Maria Helena T. Luciano (Pontal do Paraná); CE Gabriel de Lara (Matinhos).
As ações da Educação Básica terão como conhecimento e conteúdo a serem trabalhados os elementos do mapeamento cultural colaborativo e do inventário das práticas culturais do Litoral do Paraná. As metodologias a serem utilizadas serão as Caixas Didáticas (MAE) e as Rodas de Leitura (DELEM), ambas têm um histórico de reconhecimento junto às escolas estaduais do Paraná. As Caixas Didáticas são produzidas no MAE/PROEC/UFPR como instrumentos para auxiliar o professor do ensino fundamental e médio no tratamento de temas associados às áreas de atuação do Museu (patrimônio cultural, arqueologia, etnologia indígena e cultura popular). Elas contêm diversas peças, do acervo ou desenvolvidas especialmente para a caixa, assim como, exercícios e informações sobre a temática específica de cada uma. As Rodas de Leitura constitui-se numa prática pedagógica e cultural, relacionada ao ato de ler conjuntamente, que é muito usada por professores(as) e contadores(as) de história, que leem com ou para os demais, especialmente quando são leitores em formação. Essas metodologias serão adaptadas ao contexto cultural do Litoral. Junto a cada comunidade escolar selecionada e sua comunidade circundante se discutirá o escopo das metodologias formativas e a sua construção serão de responsabilidade destas comunidades conjuntamente com os pesquisadores/extensionistas, estudantes e técnicos da UFPR. Pretende-se que essas metodologias sejam contextualizadas a partir da memória, histórias, representações e identidades do Litoral. Posteriormente, haverá um processo de formação dos professores, educadores e agentes culturais vinculados a estas comunidades selecionadas para, num passo seguinte, aplicá-las junto ao corpo discente e as comunidades tradicionais, respeitando as especificidades da Educação Fundamental e Médio. Concomitante a estas iniciativas há a proposta de elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em formatos de livros, guias e de fichas de atividades com orientações quanto à aplicação e avaliação, e com o conteúdo correlato as práticas culturais a serem identificadas e mapeadas no Eixo de Diversidade Cultural. Ao final deste processo se organizará uma Caixa Didática que será composta com a integralidade de práticas culturais de todas as comunidades/grupos com a finalidade de servir de material de difusão da diversidade cultural do Litoral, para professores e educadores de outras regiões do Paraná e do Brasil.
Boi Barroso Fandango Indígenas Quilombolas Turismo
Eixo 1 - Educação Básica
Ação:
1. Aperfeiçoamento das metodologias das Caixas Didáticas (MAE) e Rodas de Leitura (DELEM) para o contexto da Cultura do Litoral.
Previsão de realização: Julho/2015 a março/2019
Custo da Meta (R$): 20.130,90
Indicadores de acompanhamento:
01 guia impresso de orientação das Caixas Didáticas; 01 guia impresso de orientação das Rodas de Leitura para o contexto do Litoral.
% dos indicadores realizados:
100%
O Setor de Ações Educativas do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) traz, por meio dessa publicação, um método para criar um material pedagógico chamado Caixa Didática que pode ser usado para tratar diferentes temas no ambiente escolar. O MAE produziu várias Caixas que tratam de diversos temas relativos à arqueologia e às culturas africanas, afrobrasileira, indígenas e popular brasileira. Dentro das Caixas há objetos relacionados com as coleções existentes no museu, textos de apoio e atividades lúdico-pedagógicas para serem aplicadas em sala de aula pelo(a) professor(a). Logo, apresentam-se como uma ferramenta de apoio para o trabalho pedagógico de conteúdos do currículo escolar.
As Caixas Didáticas têm como objetivo levar o acervo do museu para fora de seus muros, possibilitando um maior acesso a assuntos relacionados com o patrimônio histórico, patrimônio cultural, a diversidade social e cultural no Brasil. Através das Caixas, alunos(as) dos Ensinos Fundamental e Médio poderão ter um primeiro contato com assuntos relativos ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, como a Arqueologia, Etnologia Indígena e Cultura Popular. Além de propiciar a educação patrimonial, o desenvolvimento desses materiais se propõe a contribuir com a Lei 11.645, de 31 de março de 2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura de populações africanas, afro-brasileiras e indígenas, procurando evidenciar as suas contribuições nos campos social, econômico e político. Segundo diretrizes e bases da educação nacional, esses temas devem se tornar transversais, ou seja, devem ser tratados em aulas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes, Teatro e Sociologia, entre outras, a depender do interesse e criatividade do(a) professor(a) envolvido(a).O trabalho de tais temas possibilita a ampliação do leque de referências culturais de todo o grupo escolar envolvido e contribui para a mudança das concepções de mundo, transformando os conhecimentos comuns veiculados pelo currículo e contribuindo para a construção de identidades mais plurais e solidárias. Dentro dessa proposta de construção com o coletivo da sala, o(a) professor(a) será mediador entre aluno(a) e o processo de adquirir uma melhor compreensão dos objetos, de forma crítica, conectando-os com os contextos onde foram produzidos. Esse guia consiste num conjunto de orientações destinadas a professores(as) de todas as disciplinas do Ensino Básico que desejem trabalhar com a Caixa Didática em suas aulas, contendo sugestões pensadas para a construção de materiais para que os alunos orientados pelo(a) professor(a) possam compor uma Caixa Didática durante as aulas. A metodologia aqui apresentada pode ser utilizada para qualquer tema do currículo escolar desejado pelo(a) professor(a) e sua turma.
No ano de 2018 foi finalizado a elaboração do material que será utilizado como Guia de orientação para Rodas de Leitura “A gente conta...e se encontra”. Diante do encerramento do Projeto Mutirão a impressão prevista para fevereiro de 2019 será realizada pela imprensa Universitária da UFPR e a distribuição às escolas municipais da região do Litoral Paranaense será realizada a partir do mês de abril de 2019.
A finalidade do material é promover a formação continuada dos professores da rede pública de ensino por meio da oferta de oficinas sobre Memória e Oralidade, Contos Clássicos e Populares, Mediação de Leitura e Técnicas de Contação de Histórias/Kamishibai/Teatro de Papel. Além disso, visando a formação docente inicial, foram ofertados cursos de extensão sobre Contação de Histórias e Autorias Compartilhadas. Todas essas ações, articuladas conjuntamente, objetivaram promover a interação entre o espaço acadêmico com as escolas de educação básica, artes, cultura e comunidade externa, por meio de espaços educativos fronteiriços e itinerários formativos. Este material, portanto, visa oferecer aos professores da rede de ensino básico e aos docentes em formação inicial reflexões sobre memória, identidade e oralidade que possibilitem a consideração do acervo que perfaz o imaginário dessa territorialidade. Também se propõe, de forma sistemática, ideias sobre como planejar, organizar contações de histórias usando a técnica do kamishibai – o teatro de papel.
Eixo 1 - Educação Básica
Ação: 2. Formação continuada de agentes de educação e culturais a partir das metodologias apresentadas.
Previsão de realização: Janeiro/2016 a
setembro/2018
Custo da Meta (R$): 22.620,00
Indicadores de acompanhamento:
19 oficinas em escolas para formação de agentes de educação e culturais a partir de metodologias apresentadas.
% dos indicadores realizados:
A proposta foi reunir os/as professores e pedagogos/gas em algumas ações mais abrangentes de formação. 4 cursos formativos.
Data: 18 de maio de 2015
Local: Secretaria Municipal de Educação de Antonina
Coordenadora: Maria Josele Buco Coelho Vice-Coordenadora: Marcia Namekata - UFPR
A atividade foi realizada por meio de performance do kamishibai no Festival de Inverno de Antonina, pelas professoras e professores da rede pública de ensino que participaram do processo formativo. Os conteúdos abordados foram: - o ato de contar / relatos orais e escritos - memória e identidade - o gênero conto em sala de aula - estratégias de contação de histórias / elementos estruturantes do gênero conto / voz, oralidade e performance - sonorização dos relatos orais/ oficina de criação de personagens - construção das caixas para as performances do teatro de papel (kamishibai).
Data: 04 de novembro de 2016
Local: A realização do evento aconteceu Durante o evento do III Simpósio internacional de Literatura Negra Ibero – americana.
Coordenadora: Maria Josele Bucco Coelho/UFPR
O evento contou com a presença de 20 participantes entre docentes, estudantes e membros da comunidade externa da UFPR. Dos conteúdos abordados foi as Práticas literárias descoloniais: -Transformando a dor em exercício de fala: memória, contranarrativa e vulnerabilidade social em textos de Conceição Evaristo: Denise Almeida Silva/URI: - Memória poética quilombola: a poesia de Ilton Gonçalves, poeta quilombola de Batuva/ Guaraqueçaba Paraná: Ana Josefina Ferraria/UFPR-Litoral; - Conversa com o Poeta quilombola Ilton Gonçalves.
Para mais informações, consultar páginas 83-96 das Atas do III Simpósio Internacional de Literatura Negra Ibero-americana.
Download - Simpósio Saberes Fronteiriços e Práticas Literárias
Data: 22 a 23 de março de 2018
Local: Campus Jardim Botânico da UFPR – Curitiba - PR
Público Alvo: Professores, estudantes do curso de Educação Física
Coordenadora: Professora Simone Aparecida Rechia - UFPR
Número de participantes da atividade: 60 (estudantes da UFPR e outras instituições de ensino e professores e professoras da rede municipal de ensino).
O curso de Jogos e Brincadeiras a partir de Brinquedos Cantados teve como finalidade promover aos participantes a reflexão e capacitação sobre diferentes possibilidades do conhecimento corporal, do espaço, de si e do outro através do brincar por meio dos jogos coletivos, jogos cooperativos e brincadeiras cantadas. Além de contribuir na formação dos profissionais da área da Educação Física para atuar com novas metodologias de ensino para a reflexão do corpo na sociedade.
O desenvolvimento do curso ocorreu por meio de uma metodologia teórico-prático onde no primeiro dia tivemos uma fundamentação teórica por meio de uma apresentação oral, e no segundo dia colocamos em prática os conhecimentos teóricos adquiridos.
Essa ação contou com a organização de dois cursos formativos realizados pelo grupo PET- Educação Física em parceria com a Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Projeto Mutirão – Mais Cultura na UFPR, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Espaço, Lazer e Cidade (Geplec/UFPR). Os cursos aconteceram no Departamento de Educação Física (DEF) e contaram com a carga total de 16 horas, se dividindo em: 1) Curso “Jogos e brincadeiras a partir de Brinquedos cantados”, ministrado pelo professor de Educação Física Edinho Paraguassu e 2) Curso de “Contação de histórias e dramatização”, ministrado pela psicóloga Adriana Turbay e o artista plástico Guilherme Brandalise.
Como resultado percebeu-se que o curso proporcionou aos participantes conhecimentos da arte de Contar de Histórias visando a percepção corporal, a imaginação, a criatividade, a oralidade, além do estímulo do gosto pela leitura, contribuindo na formação da personalidade da criança e do jovem e auxiliando no desenvolvimento de características sociais-afetivas. Além disso, também foi possível o aprendizado de algumas metodologias de ensino, reflexão e aplicação no meio profissional.
Data: agosto a novembro de 2018
O objetivo Geral do curso foi propiciar a formação continuada de docentes, atuais e futuros, da rede de educação básica, fundamental e média na área de Educação para as relações étnico raciais, com propostas metodológicas de trabalho em sala de aula na temática da História e Cultura Afro Brasileira, eixo obrigatório de acordo com a lei 10639. Apresentar diferentes perspectivas das Histórias e das Culturas - Afro brasileiras Estudar, analisar e problematizar as políticas públicas relacionadas com a educação para as relações étnico raciais.
Dentre as atividades realizadas nesse curso, o projeto Mutirão viabilizou duas ações. Uma foi a visita técnica dos estudantes do curso ERER à Comunidade quilombola de Batuva, onde o grupo foi recebido pelo professor Ilton Gonçalves da Silva que palestrou sobre o papel do educador do campo, das lutas raciais e sociais e da importância da educação para preservação e revitalização da história quilombola. A visita contou com a participação do Prof. Dr. Antônio João Galvão de Souza do IFPR e do professor da comunidade quilombola de Rio Verde, Antônio Gonçalves da Silva.
Outra atividade com apoio do Projeto foi a confecção das “sacolas didáticas”, uma releitura das “caixas didáticas” e sua metodologia elaborada pelo Eixo 1. As mesmas foram confeccionadas com elementos a partir da temática da Educação étnico- racial, como máscaras, turbantes, histórias, bonecas abayomi. Todas as “sacolas didáticas” foram acompanhadas de livros com metodologia específica, que foram doados pelo Núcleo de Ações Afirmativas da UFPR.
Eixo 1 - Educação Básica
Ação: 3. Realização das atividades geradas pelas metodologias nas escolas de educação básica.
Previsão de realização:Janeiro/2017 a julho/2019
Custo da Meta (R$): 33.233,00
Indicadores de acompanhamento:
Pelo menos 16 rodas de leitura realizadas; 05 caixas didáticas elaboradas.
% dos indicadores realizados:
Sem realização das rodas de leitura. As caixas didáticas foram adiadas pelos/as próprios participantes dos cursos.
Ambas as ações vinculadas às metodologias das Caixas Didáticas e Rodas de Leitura, tiveram que ser interrompidas em razão da demora na segunda parcela de recursos. Tendo em vista a demora e não indicação de e nenhum prazo para a vinda dos recursos, em comum acordo com representantes das escolas envolvidas optou-se pelo adiamento até a vinda dos recursos faltantes. Neste ínterim as docentes responsáveis pelas Rodas de Leitura se afastaram do projeto Mais Cultura por razões de desacreditarem da continuidade do projeto e se comprometeram apenas a elaborar o guia metodológico. Quanto às Caixas Didáticas estas foram retomadas no início de 2017 após a vinda da última parcela dos recursos. E nas primeiras oficinas com os/as professoras da escola municipal ambos acordaram de apenas elaborar o guia metodológico sem a elaboração de caixas didáticas. A proposta é que com a impressão destes guias e sua divulgação se incentive agora em 2019 a realização das atividades nas escolas por meio dos projetos de extensão.
Download - Guia Caixa Didática
Eixo 1 - Educação Básica
Ação: 4. Elaboração de conteúdos didáticos a partir dos conhecimentos populares mapeados.
Previsão de realização: Julho/2015 a julho/2019
Custo da Meta (R$): 69.723,90
Indicadores de acompanhamento:
08 oficinas de elaboração de conteúdo didático (equipe Mais Cultura e Professores/as); 60 atividades didáticas desenvolvidas.
% dos indicadores realizados:
50%
Na repactuação das metas do projeto Mais Cultura do início de 2017 com a parcela final de recursos, optou-se em aproveitar o conteúdo gerado dos 3 encontros com as Comunidades, intercâmbios realizados e visitas técnicas para a formulação de um livro paradidático com vários temas do Litoral e propostas pedagógicas para os/as professores/ as das escolas municipais e estaduais. Então foi substituído as oficinas por essas atividades, o que produziria uma replicação de ações. A proposta é que, com a impressão do livro paradidático e sua divulgação, se incentive agora em 2019 a realização das atividades nas escolas por meio dos projetos de extensão.
Eixo 1 - Educação Básica
Ação: 5. Disponibilizar conteúdos e bens gerados pelos processos didáticos e paradidáticos nas bibliotecas das escolas de educação básica.
Previsão de realização: Julho/2015 a março/2019
Custo da Meta (R$): 4.044,00
Indicadores de acompanhamento:
30 kits disponibilizados (caixa didática + guia das rodas de leitura + fichário); 02 kits por escola
% dos indicadores realizados:
100%
Data: a partir de março de 2019
LIVRO PARADIDÁTICO: “MUTIRÃO NA ESCOLA: PRÁTICAS E SABERES PARA COMPARTILHAR NA SALA DE AULA”
O livro paradidático intitulado “MUTIRÃO NA ESCOLA: práticas e saberes para compartilhar na sala de aula” propõe-se a trazer aos professores, pedagogos, educadores e alunos uma parte dos resultados das atividades desenvolvidas nos últimos anos pelas ações dos participantes do projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR.
Esta obra, apresentada em cinco fascículos, tem como propósito trazer conhecimentos e perspectivas sobre as práticas e os saberes das comunidades do litoral do Paraná e sua diversidade étnica e cultural para que possam ser trabalhados por todas as escolas do Estado, já que muitas das atividades aqui propostas tiveram a participação de comunidades escolares.
A intenção do livro paradidático, portanto, é fornecer ao professor algumas reflexões e sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula com o propósito de possibilitar a construção de conhecimentos sobre os temas da cultura e dos modos de vida do litoral. A partir desse contexto realizar a problematização das várias formas de viver e pensar as práticas cotidianas de grupos sociais muitas vezes silenciados ou invisibilizados, como as comunidades caiçaras urbanas e rurais, indígenas e quilombolas.
Este livro, portanto, busca contemplar os objetivos das ações do Eixo 1 do Projeto Mutirão, conforme edital do MEC/MINC, que se refere à atuação junto à Educação Básica. As ações do Eixo 1 trabalharam com conhecimentos e conteúdos resultantes do mapeamento cultural colaborativo e do inventário das práticas culturais do Litoral do Paraná e do desenvolvimento e proposição de metodologias didáticas, como as Caixas Didáticas, a Contação de Histórias e as Rodas de Leitura, metodologias contextualizadas a partir da memória, histórias, representações e identidades do Litoral. Posteriormente ao processo de formação dos professores, educadores e agentes culturais vinculados às comunidades selecionadas foram elaboradas propostas de atividades pedagógicas com a finalidade de servir de material de difusão da diversidade e pluralidade cultural do Litoral, para professores e educadores de outras regiões do Paraná e do Brasil.
Esperamos que implementação de projetos temáticos nas escolas vinculados aos conhecimentos das comunidades do Litoral do Paraná seja uma estratégia que possibilite abordar questões relacionadas aos saberes e práticas culturais, à educação ambiental, linguística e histórica, às noções de hospitalidade, de alteridade e de cidadania.
Eixo 1 - Educação Básica
Ação: 6. Promover encontros entre mestres de cultura popular das comunidades tradicionais e a comunidade escolar permitindo a valorização dos conhecimentos.
Previsão de realização: Julho/2015 a dezembro/2018
Custo da Meta (R$): 29,525,00
Indicadores de acompanhamento:
01 encontro realizado por escola num total de 19 encontros.
% dos indicadores realizados:
60% -
11 encontros
Data: 02 a 08 de outubro de 2017
Local: Guaraqueçaba - PR
Coordenação – Prof. Ary Fábio Giordani
Dentre as atividades da Semana do Fandango Caiçara em Guaraqueçaba, algumas foram destinadas para jovens e crianças residentes nas comunidades.
No dia 03 e 04 de outubro foi realizado na Escola Municipal da Ilha das Peças, na sede do Espaço Marista e na Escola Antonio Barbosa Pinto a oficina no “balanço do fandango”. Essa atividade alcançou 60 pessoas entre jovens e crianças, promovendo um intercâmbio de cultura entre gerações.
Já nas escolas municipais Venceslau de Araújo e Salim do Carmo e as estaduais Ismael Xavier Chagas e Tagaçaba Porto da Linha, das Comunidades de Tibicanga e Tagaçaba, a atividade realizada foi apresentação de teatro "O Canto do Galo", do grupo Fâmulos de Bonifrates, e também a roda de conversa sobre cultura caiçara, para cerca de 60 pessoas aproximadamente.
Após o encerramento das oficinas todos os participantes se reuniram para trocar relatos e experiências do que tinham aprendido.
Ô de Casa! Mobilização e Articulação para Salvaguarda do Fandango Caiçara
Data: 07 de novembro de 2017
Local: Escola Municipal Iraci Miranda Kruger
Ministrante Vanderlea da Rocha Aves – Guaratuba – PR
Coordenadora: Professora Beatriz Leite Cabral
A 1° oficina de Produção Artesanal de Farinha de Mandioca promoveu aos estudantes da quinto ano fundamental da Escola Municipal Iraci Miranda Kruger a oportunidade de conhecer uma casa de farinha, a única do Cabaraquara, onde todas as etapas de produção da farinha de mandioca foram apresentadas desde a plantação, a colheita, a limpeza, a ralação, a prensagem, o esfarelamento e a torragem. Essa experiência proporcionou o resgate e valorização da cultura local e na contextualização das ações do Projeto Mutirão na Escola Municipal Profa. Iraci Miranda kruger do Bairro Prainha em Guaratuba.
A ministrante Vanderlea realizou uma breve apresentação sobre os processos de produção, após conduziu as crianças para o morro onde tem a roça de mandioca (ou aipim). Ao longo do caminho contou algumas curiosidades da mata e também explicou todo processo de plantação da rama do aipim, do tempo de maturação tanto para consumo da raiz, como para fazer a farinha. Também explicou a diferença entre aipim e mandioca, e as formas de consumo. A oficina também proporcionou às crianças a oportunidade de participar das as etapas de produção apresentadas anteriormente.Além de aprender sobre a farinha as crianças ouviram a Anfitriã contar suas histórias de quando começou a trabalhar com a produção de farinha artesanal, cerca de 23 anos, e também curiosidades a mata e sua biodiversidade e sobre a Comunidade do Cabaraquara.
Data: 08 de novembro de 2017
Local: Escola Municipal Iraci Miranda Kruger
Ministrante Aroldo Cordeiro de Freitas – Cabaraquara
Coordenadora: Professora Beatriz Leite Cabral
Dentre as atividades de técnicas de produção artesanal realizadas na Escola Municipal Iraci Miranda Kruger, o projeto Mutirão – Mais Cultura também oportunizou aos alunos do ensino fundamental como se dá a confecção de canoas caiçaras. Na atividade foi demonstrada todas as etapas da construção da canoa que ocorreu em julho do mesmo ano.
Seu Aroldo, morador da comunidade de Cabaraquara e um dos dois únicos habitantes da região que conhecem o processo de construção da canoa, explicou aos alunos sobre as técnicas tradicionais de confecção, como a escavação do tronco, o nivelamento canoa, lixamento, etc. Também foi problematizado com os alunos sobre a diminuição da prática do ofício, em virtude das restrições ambientais. No entanto, Seu Aroldo ressaltou que cumprindo todas as normas é possível valorizar e transmitir os conhecimentos do modo de vida caiçara”.
Construção de canoa caiçara
Data: 13/04/2018
Local: Escola Antonio Barbosa Pinto – Municipio de Guaraqueçaba- PR
Coordenadora: Professora Beatriz Ferreira Leite Cabral – UFPR e alunos bolsistas que integram o eixo 6 – Economia Criativa
No dia 13 de abril de 2018 foi realizado o primeiro encontro das atividades de Educação Básica relacionadas à Economia Criativa e Solidária com alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino na região de Guaraqueçaba. A instituição escolhida foi a Escola Antônio Barbosa Pinto e tinha como finalidade promover o conhecimento da Economia Criativa e Solidária, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Nesse primeiro encontro, optou-se pela realização de dinâmica de interação entre os alunos da escola e os bolsistas e uma dramatização abordando os temas Turismo de Base Comunitária com o texto “a tarrafa de Seu Sebastião e o Turismo de Base Comunitária”.
Data: 27 de abril de 2018
Local: Escola Antonio Barbosa Pinto – Município de Guaraqueçaba- PR
Coordenadora: Professora Beatriz Ferreira Leite Cabral – UFPR e alunos bolsistas que integram o eixo 6 – Economia Criativa
A realização do Segundo Encontro para atividades educativas com alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Antonio Barbosa Pinto – Município de Guaraqueçaba- PR teve como propósito abordar a temática referente ao Meio Ambiente do Litoral do Paraná. A metodologia utilizada no encontro foi realizada por meio de atividades pedagógicas interativas com imagens de ambientes locais do litoral paranaense (floresta atlântica, manguezal, estuário, roça, espaços construídos localmente, morros). O objetivo dessa metodologia era para promover estímulos à percepção e aos conhecimentos dos alunos sobre os ambientes onde estavam inseridos, trazendo mais informações e esclarecimentos sobre os mesmos, dialogando com o turismo comunitário da sua região.
Esclarecimento
Tivemos neste Eixo duas metodologias que foram aperfeiçoadas a partir de projetos de extensão existentes na UFPR: Rodas de Leitura/ Contadores de Histórias e Caixas Didáticas, ambas dialogaram com professores da Rede Estadual e Municipal de modo a trabalhar com o contexto local do Litoral. Desta forma algumas manifestações populares foram apropriadas para esta metodologia, ambas registradas e sistematizadas em livros explicativos, que ficará disponível para as escolas municipais das regiões participantes do projeto em março de 2019, assim reforçando o seu caráter multiplicador para a Rede de Ensino.
Justificamos que a entrega do material e as atividades propostas com o mesmo, será realizada em 2019, em virtude de alguns problemas ocorridos no início do projeto. Tendo em vista a descontinuidade do projeto: a proposta das Rodas de Leitura foram elaboradas na primeira etapa, mas interrompidas pela falta de financiamento, finalizando no último ano com a publicação da experiência. Quanto às Caixas Didáticas tivemos que adiar o início das atividades para quando chegasse a segunda parcela de recursos, pois em razão da descontinuidade o cronograma de atividades e as ações foram prejudicadas. Espera-se, com o material impresso e a sua difusão, que várias atividades possam ser desenvolvidas por docentes da Rede Estadual e Municipal de Ensino do Litoral.
Quanto às outras iniciativas localizadas, estas foram experienciadas com professores e alunos da Rede de Ensino como Construção de Canoa e de Produção Artesanal.
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf
COORDENADORIA DE CULTURA DA UFPR
Coordenadora:
Profa. Dra. Claudia Madruga Cunha
Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
Curitiba - Paraná - CEP:80020-240
Fone: (41) 3310-2763
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