Objetivo Geral
Implementar ações que reconheçam, desenvolvam, valorizem e divulguem a cidadania e a diversidade cultural do Litoral do Paraná articulando as comunidades locais, os poderes públicos municipais, estadual e federal, e as Universidades Públicas, a partir do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do Projeto Mutirão – Mais cultura na UFPR foram organizados a partir dos eixos que estruturam o projeto, a saber:
EIXO 1. Educação Básica
- Objetivo 1. Desenvolver e aprimorar metodologias educativas para a formação artístico-cultural de professores e estudantes da Rede pública de Ensino, a partir de mapeamento das práticas culturais locais.
- Objetivo 2. Elaborar, publicar e registrar os materiais didáticos e paradidáticos, de forma colaborativa com as comunidades escolares, que serão utilizados nas atividades de formação com potencial multiplicador.
- Objetivo 3. Realizar atividades formativas, a partir das metodologias constituídas, com professores, estudantes e profissionais que atuam em atividades de educação integral, abertas às comunidades e que se articulam com os projetos artísticos e culturais para apropriação das práticas culturais das comunidades rurais, urbanas, tradicionais e acadêmicas do Litoral do Paraná.
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EIXO 4. Diversdade Artístico-Cultural
- Objetivo 1. Identificar as expressões culturais e artísticas do Litoral do Paraná, em espacial nas comunidades subalternizadas, com a finalidade de mapear o patrimônio material e imaterial e as necessidades culturais, isso a partir dos atores sociais.
- Objetivo 2. Elaborar documentos sínteses das necessidades culturais das comunidades para subsidiar discussões e ações relacionadas às políticas públicas para arte e cultura de âmbito municipal e estadual.
- Objetivo 3. Documentar e difundir as expressões culturais e artísticas do Litoral do Paraná com ênfase em comunidades subalternizadas, para orientar as ações com os diferentes grupos, tais como escolas, comunidades, sociedade civil organizada e poder público.
- Objetivo 5. Difundir dialogicamente por meio de diferentes meios audiovisuais, digitais ou impressos, as práticas culturais e artísticas do Litoral do Paraná com ênfase em comunidades subalternizadas.
- Objetivo6. Promover o intercâmbio de experiências sobre saberes culturais locais entre as comunidades, entidades e grupos parceiros.
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EIXO 6. Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural
- Objetivo 1. Propiciar o associativismo de comunidades do Litoral a partir das práticas cultuais identificadas.
- Objetivo 2. Fortalecer o desenvolvimento local a partir da produção cultural do Litoral.
- Objetivo 3. Fomentar e fortalecer o turismo de base comunitária como uma forma de fortalecer as comunidades locais na relação com seus territórios, propiciando a difusão de saberes culturais e o desenvolvimento sustentável.
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EIXO 7. Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação
- Obejtivo1. Fomentar a qualificação e organização dos processos criativos vinculados à produção, proteção e resgate dos patrimônios material e imaterial e seu fortalecimento territorial no Litoral do Paraná.
- Objetivo 2. Criar espaços de intercâmbio entre pesquisadores de Universidades, Instituições Públicas e Comunidades Locais para a construção de conhecimento crítico e difusão por intermédio da produção acadêmica e de eventos e cursos de extensão.
- Objetivo 3. Construir metodologia de elaboração do Plano Institucional de Cultura da UFPR a partir da experiência do “Projeto Mutirão – Mais cultura na UFPR”.
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EIXO 8. Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural
- Objetivo 1. Fortalecer os espaços museológicos do Litoral como Centros de Referência territorial e simbólica, para as comunidades locais e acadêmica, responsáveis pelo desenvolvimento de ações de pesquisa e inovação na preservação da memória artística e cultural do território.
- Objetivo 2. Desenvolver e aprimorar metodologias no campo da educação patrimonial para a formação artístico-cultural de professores e professoras, estudantes da Rede Pública de Ensino, a partir de mapeamento e registro das práticas culturais e da memória artística e cultural do território.
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