CoC - projeto mutirão mais cultura na ufpr

Coordenadora de Cultura
Profª. Drª. Lucia Helena Alencastro

 

Contato:
cultura@ufpr.br
(41) 3310-2763

 


PROjeto mutirão Mais Cultura na UFPR

 

Estão abertas as inscrições até 10 de setembro para seleção de bolsistas graduandos da UFPR Projeto Mutirão Mais Cultura UFPR - eixo Política Cultural.

 

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Cronograma de Entrevistas - Edital 13/2017 link para o site
Resultado da Seleção de Bolsistas - Eixo 7 link para o site

 

Estão abertas as inscrições até 8 de setembro para seleção de bolsistas graduandos da UFPR dos cursos de Design Gráfico, Design de Produto, Ciências Sociais ou História para o Projeto Mutirão Mais Cultura UFPR - eixo MUSEUS,​ ​MEMÓRIA​ ​E​ ​PATRIMÔNIO.

 

Confira o edital e faça a sua inscrição pelo link: inscrição
Resultados da Seleção de Bolsistas Edital  12 link para o site

 

Estão abertas as inscrições até 18 de setembro para seleção de bolsistas graduandos da UFPR

Projeto Mutirão Mais Cultura UFPR - eixo Educação Básica

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Estão abertas as inscrições até 11 de setembro para seleção de bolsistas graduandos da UFPR

Projeto Mutirão Mais Cultura UFPR - eixo Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural / Turismo de base familiar/comunitária

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Estão abertas as inscrições até 06 de setembro para seleção de bolsistas graduandos da UFPR

Projeto Mutirão Mais Cultura UFPR - eixo Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural / Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

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PROJETO MUTIRÃO – Mais Cultura na UFPR

 

 

Nota de Esclarecimento – Junho/Julho 2016

INFORME SOBRE BOLSAS E CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES DO PROJETO MUTIRÃO - MAIS CULTURA NA UFPR

 

Professoras e professores, técnicos administrativos, técnicas administrativas e estudantes.
Informamos a todos e todas que o Projeto Mutirão recebeu uma parte dos recursos da primeira parcela e está retomando as atividades. 
Esclarecemos que o recurso da primeira parcela sofreu cortes significativos realizados pelo Ministério da Cultura. Os cortes incidiram diretamente sobre a rubrica de auxílio a estudantes e só foi possível pagar um (1)mês de bolsa para estudantes.  O pagamento dessa bolsa foi executado tendo por parâmetro as atividades realizadas entre os meses de outubro e novembro de 2015, com a ciência dos professores e professoras orientadores, e a partir de deliberação do Comitê Gestor do Projeto, sendo essa ação finalizada com a solicitação dos relatórios de atividades.


Da mesma forma, esclarecemos que foram pagas as bolsas pesquisador para os professores e professoras vinculados(as) aos eixos de execução. Tal recurso foi integralmente utilizado para o pagamento das despesas geradas pelas atividades realizadas naquele período de três meses de 2015, e algumas atividades realizadas em janeiro de 2016, sendo essa ação finalizada com a solicitação dos relatórios de prestação de contas.


Comunicamos, ainda, que o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras realizou discussão sobre as questões relativas à execução dos projetos aprovados no Edital "Mais Cultura nas Universidades", em sua reunião de maio que aconteceu em São Bernardo-SP, sendo deliberado pelo Fórum o envio de uma moção aos Ministérios, solicitando o cumprimento dos editais e o pagamento dos recursos já aprovados.  Até o momento não há sinalização do MINC de fazer o repasse do restante da primeira parcela, nem do MEC em relação à segunda parcela, que corresponde a 2/3 do montante aprovado.


O Comitê Gestor realizou duas reuniões para deliberar sobre o montante referente às demais rubricas. Em breve divulgaremos o detalhamento das ações que serão realizadas. 
Os estudantes que desejarem continuar no projeto, mesmo sem a bolsa, poderão receber certificado pelo Projeto como voluntários extensionistas, e poderão contar como horas formativas.  Procurem os seus professores para saber mais sobre as ações.


Qualquer dúvida ou solicitação em relação a estas informações, entrar em contato com a PROEC, pelo email proec@ufpr.br, ou pelo tel. 3310-2601.

 

Deise Cristina de Lima Picanço 2012-2016
Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPR

 

O Projeto Mutirão é uma atividade coordenada pela PROEC de forma colegiada, envolvendo seis setores da UFPR e as cinco unidades da Pró-Reitoria. O projeto visa desenvolver ações de cultura e formação nos sete municípios do Litoral do Paraná e promover e fomentar o debate e a construção de uma política institucional de cultura, entendendo-a como parte dos direitos fundamentais da cidadania. O projeto foi construído de forma coletiva e colaborativa com docentes e técnicos de setores acadêmicos, comunidades de saberes e práticas culturais e parceiros institucionais.

 

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Nota de Esclarecimento sobre pagamento das Bolsas Mais Cultura do Projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR

 

Professoras e professores, Estudantes bolsistas e demais parceiros e colaboradores
Informamos que todos os procedimentos relativos à formalização, necessária para a descentralização orçamentária e execução do referido Projeto foram realizados pela PROEC, de acordo com os prazos estabelecidos pelos MinC/MEC e pelo calendário administrativo da UFPR. Contudo, ainda não houve a liberação do recurso financeiro por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal, para que o MINC possa enfim repassar às nove instituições contempladas com recursos em 2015. Como consequência disso, apesar de todos os procedimentos executados e empenhados, não houve repasse  financeiro para o pagamento das bolsas para pesquisadoras e pesquisadores e aquelas previstas para estudantes bolsistas. Seguimos aguardando o repasse de recursos financeiros para enfim executar os devidos pagamentos, ao mesmo tempo em que, junto com as demais Pró-Reitorias das Universidades contempladas, temos mantido contato com o MINC no sentido de evidenciar a urgência destes recursos.  Qualquer dúvida ou solicitação em relação a estas bolsas, entrar em contato com a PROEC, pelo email proec@ufpr.br,  ou pelo tel. 3310-2601.

 

Deise Cristina de Lima Picanço 2012-2016
Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPR

 

Plano de trabalho e outros documentos

VISÃO GERAL DO ACORDO: CONVÊNIO 112/2015

Histórico:
A partir de 2012, o Ministério da Cultura - MinC publica as metas para a execução do Plano Nacional de Cultura (PNC). Essas metas, aprovadas em 2011, servem como balizadores para os atores sociais – sejam institucionais ou sociedade civil envolvidos com a formulação e execução de políticas públicas para a área de arte e cultura - tomem como base para o acompanhamento e concretização do Plano Nacional de Cultura. Para a gestão do MinC, no início da década de 2010,  o planejamento seria a estratégia que permitiria um exercício de democracia, alcançado via a formulação de uma agenda voltada para o tema da cultura; o debate aberto e amplo e a formulação de uma proposta de política que refletisse esse trabalho colaborativo. Essa configuração do PNC refletiria, no fim, a mobilização da sociedade brasileira para assegurar a ideia de direitos culturais e diversidade como bases para a construção de outra realidade cultural e social para brasileiros e brasileiras. Uma das questões centrais para a configuração do PNC foi sua adesão à ideia de direitos e cidadania cultural como dispositivos para o fortalecimento da relação entre as áreas de cultura, educação, comunicação social, meio ambiente, turismo, ciência e tecnologia e esporte.
Com isso, o PNC, necessariamente, dialoga com o Plano Nacional de Educação e o Programa Nacional de Direitos Humanos. Ambos os documentos formulados a partir de um pensamento renovado de gestão pública e atenção a temas centrais para as sociedades contemporâneas, como os direitos humanos e a educação. A articulação entre os documentos reflete, de igual forma, a inter-relação entre os Ministérios da Cultura, Educação e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, na utilização de ferramentas atuais e mais plásticas para o acompanhamento, fiscalização e participação social, no compartilhamento de um modelo de governança colaborativa, transparente e com acesso livre às informações. A partir desse panorama institucional, ao longo da década de 2010, as iniciativas do MinC pretendem promover a visão de política pública participativa em que a sociedade é convidada a assumir a corresponsabilidade nas tomadas de decisão, na implementação e avaliação das ações culturais.
Em 2012 o MinC inicia uma discussão sobre a articulação de ações em conjunto com o MEC e as universidades públicas. Em 2013 é criado o Programa Mais Cultura nas Universidades e em outubro de 2014 os dois ministérios lançam o Edital Mais Cultura nas Universidades. Imediatamente a UFPR inicia seu processo de construção do Plano ou Projeto a ser apresentado ao edital. Através de um convite aos setores mais envolvidos com os temas da arte e da cultura, foi criada a Comissão de Estudo e Elaboração do Plano.  Em dezembro de 2014, a Comissão lança as diretrizes para a chamada pública para propostas de ações. A Comissão propôs que o projeto não fosse a soma das propostas de ações e projetos isolados, mas a execução de um projeto articulado, reflexo de um pensamento comum e de princípios compartilhados por todos/as neste processo de debate sobre cultura e cidadania. O princípio definidor de todas as demais ações é a Cidadania Cultural. A partir do recorte da Territorialidade e de Comunidades Tradicionais, foram elencadas como parte do projeto aquelas comunidades vinculadas a territórios físicos e simbólicos em que já há um trabalho extensionista consolidado por docentes, pesquisadores, técnicos administrativos e discentes. Esse critério facilita o acesso a essas comunidades e viabiliza a execução das ações com o envolvimento de todos os parceiros, permitindo a construção conjuntamente dos processos de avaliação e reflexão.
Em 07 de janeiro de 2015 a chamada é publicada no portal da UFPR. Em fevereiro de 2015, a Comissão valida propostas enviadas por meio da chamada, e realiza reuniões com as comunidades e as instituições parceiras. Em março de 2015, o projeto é aprovado pela Comissão, e enviado para avaliação no MinC. Em Junho de 2015 o MinC publica a relação dos projetos habilitados e o Projeto da UFPR  é classificado em 1º. Lugar da Região Sul do país, e em 5º lugar na classificação nacional.
Durante todo o segundo semestre de 2015 foram realizadas as adequações e formalizações exigidas pelo MinC. O Termo de descentralização foi assinado em final de outubro e todas as despesas foram empenhadas, aguardando a liberação dos recursos financeiros.

 

Metodologia: Participação colaborativa

O projeto Mutirão - Mais Cultura na UFPR recebeu este título após conversas com as pessoas que atuaram na rede colaborativa de construção do Plano, especialmente aquelas que fizeram parte da comissão de elaboração do Plano e da equipe de execução. O termo mutirão foi adotado como termo designativo que se refere às atividades coletivas solidárias desenvolvidas a partir de critérios como união e associação, pertencentes às várias práticas artístico-culturais e de manejo do ambiente como a pesca artesanal, a produção rural, a produção da farinha de mandioca, o fandango, o carnaval de rua, as folias de reis, etc.
O Projeto Mutirão permite um formato organizacional democrático e participativo, no qual as relações interinstitucionais se caracterizam pela não centralidade organizacional e não-hierarquização do poder, tendentes à horizontalidade, complementaridade e abertas ao pluralismo de ideias e à diversidade cultural.
Fazem parte da equipe de elaboração e execução representantes do Setor Litoral, de Educação, de Ciências Humanas, de Artes, Comunicação e Design e de Educação Profissional e Tecnológica. Também fazem parte da equipe servidores da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Coordenadoria de Extensão, Coordenadoria de Cultura, Coordenadoria de Políticas Sociais, Editora da UFPR e Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR).
Em todos os municípios da região estão elencadas uma ou mais comunidades, tendo em vista a questão da proximidade espacial ou mesmo alguma característica comum de práticas tradicionais compartilhadas. No contexto a ser trabalhado, e dentre as comunidades elencadas, podemos identificar caiçaras, pescadores artesanais, quilombolas, agricultores, indígenas.
As populações vinculadas às Práticas Culturais (PC) serão estabelecidas a partir do mapeamento previsto na primeira fase do projeto, embora já exista uma caracterização inicial dos grupos e coletivos. Essas populações não são necessariamente vinculadas às Comunidades tradicionais e, por isso, incluem grupos organizados inclusive no âmbito urbano dos Municípios do litoral. Previamente foram elencadas algumas práticas culturais com as quais a UFPR já desenvolve projetos e ações:
(PC01) Carnaval – neste campo existe a presença de grupos carnavalescos em Antonina e Paranaguá, que possuem vínculos estabelecidos com a UFPR devido ao Programa de Extensão "Festival de Inverno da UFPR em Antonina", durante os últimos 25 anos. O carnaval de rua nestas cidades históricas constitui-se numa prática cultural reconhecida pela população do Estado, produzindo efeitos importantes como a valorização das manifestações tradicionais, da presença da população local e do fomento ao turismo.
(PC02) Fandango – esta manifestação artístico-cultural das populações rurais e caiçaras foi reconhecida como patrimônio imaterial e a organização dos grupos do litoral do Paraná tem influenciado o litoral sul de São Paulo. Diversos coletivos estão cada vez mais organizados, priorizando a manutenção desta prática nas comunidades do Litoral. O resultado destas iniciativas foi o processo de reconhecimento do Fandango como patrimônio cultural imaterial pelo IPHAN e o reconhecimento dos diversos mestres fandangueiros.  Os grupos parceiros do Projeto Mutirão são o Grupo de Fandango Pés de Ouro (Paranaguá); o       Grupo de Fandango Ilha dos Valadares - Ilha dos Valadares (Paranaguá); a Associação de Cultura Popular Mandicuera - (Paranaguá). Há outros mestres em Guaraqueçaba com os quais o Projeto pretende estabelecer intercambio e parceria durante o período de sua execução.
(PC03) Artesanato – em diversas comunidades sejam tradicionais, ou no espaço urbano, pode-se encontrar artesões/artesãs ou mesmo organizações que são compostas pelos mesmos, como, a exemplo, a Cooperativa Arte Nossa, com sede em Guaraqueçaba.
Dessa forma, potencializar este trabalho como fonte de renda e de reconhecimento da diversidade cultural do Litoral é dos principais desafios. Os grupos parceiros do Projeto são, entre outras, a Associação da Comunidade Rural de São Joaõzinho; a Comunidade Indígena Guaviraty/MBya Guaraní; a Associação de Moradores e Pequenos Produtores de Açungui.
O Projeto Mutirão não se restringe apenas a essas práticas culturais apresentadas acima, pois já foram identificados outros grupos/coletivos que serão incorporados ao projeto durante o processo (Ex: grupos religiosos de Festa do Divino e do Boi de Mamão; grupos/coletivos de artistas plásticos, etc.). Os grupos que foram elencados neste projeto são aqueles já formalizados como coletivo/grupo parceiros da UFPR ou que já manifestaram interesse na parceria junto à instituição para o desenvolvimento das atividades que compõem as metas apresentadas.
Após o processo de discussão que levou ao elenco de ações e a caracterização do escopo do Projeto, foram realizadas ações que viabilizassem as parcerias numa perspectiva dialógica e colaborativa. Assim, num segundo momento, reforçando a ideia extensionista de que a produção acadêmica deve ser transformadora da realidade de ambas, universidade e comunidade, foram realizadas duas reuniões de diálogos com atores, governamentais e não governamentais, de forma a possibilitar o reconhecimento das ações desses agentes na proposta do "Projeto Mutirão – Mais Cultura na UFPR". Essas reuniões ocorreram em dois momentos distintos tendo em vista os diferentes grupos e coletivos e suas localizações geográficas no território litoral. Uma reunião aconteceu com representantes dos órgãos públicos municipais, estaduais e nacionais parceiros da iniciativa do "Projeto Mutirão", onde estiveram presentes as prefeituras de Guaratuba, Morretes, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, e instituições como o SESC, Parque Nacional de Superagui, entre outros.  Posteriormente, foi realizada uma reunião com representantes das comunidades tradicionais em que estiveram presentes representantes de povos indígenas, quilombolas, pescadores, fandangueiros e caiçaras.


Execução, reflexão e (re)elaboração
Delineada a metodologia inicial de elaboração e execução do Plano, passamos a discutir alguns elementos da metodologia de trabalho durante a execução das ações previstas no Projeto, especialmente na relação com as entidades parcerias, sejam os poderes governamentais e/ou as comunidades tradicionais.  Partindo da definição de extensão universitária defendida pelo FORPROEXT¹ como "processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e os demais setores da sociedade", o Projeto Mutirão pretende privilegiar como metodologia de ação os fundamentos teórico-práticos provenientes dos campos de saber que estudam a construção da identidade como um processo de identificações historicamente apropriadas, e que conferem sentido a um indivíduo e a um grupo. Assim, a metodologia deve necessariamente partir do pressuposto de que a identidade implica um sentimento de pertença a um determinado grupo étnico, cultural, religioso, de acordo com a percepção da diferença e da semelhança entre o eu/ outro e nós/os outros.
Dessa forma, é na dimensão extensionista da pesquisa-ação que delineamos os modos de produção de conhecimento com as comunidades e demais parceiros do projeto. Este modo de trabalho corresponde a um modelo de trabalho que pode ser levado a grupos sociais de diferentes dimensões que, segundo o autor, se definem como contrato, participação, mudança, discurso e ação.
Dessa forma, o Projeto Mutirão- Mais Cultura na UFPR será desenvolvido por meio de programas, projetos e ações culturais que articulam atividades de formação e intercâmbio de experiências; circulação e difusão de conteúdos e bens culturais e de garantia ao direito à memória e ao patrimônio – aqui pensados de forma ampla. As atividades elencadas serão desenvolvidas com o protagonismo de professores, estudantes e técnicos administrativos que constituem os quadros da UFPR junto aos grupos, coletivos e comunidades (sociedade civil) de um território cultural denominado Litoral do Paraná; atentando para a pluralidade do circuito de criação e fruição; da circulação; da difusão e consumo; da educação, pesquisa e produção de conhecimento.
A partir da perspectiva da formulação e execução de uma política pública para a cultura, definiu-se as linhas de ação do projeto: 1. Circulação e difusão; 2. Formação e intercâmbio e experiências; 3. Memória e patrimônio artístico-cultural.
Portanto, pretende-se com o projeto estruturar uma política cultural universitária apta a articular as práticas de ensino, pesquisa e extensão à participação cidadã, por meio da reflexão e diálogo colaborativo, de ações multiculturais e multidisciplinares, capazes de fazer confluir potências criativas na proposição de políticas públicas pautadas pelo reconhecimento, preservação e fruição de novas relações éticas, estéticas, sociais, jurídicas e econômicas. Ademais, pretende-se como impacto a implementação de ações que reconheçam, desenvolvam, valorizem e divulguem a cidadania e a diversidade cultural do Litoral do Paraná; estimular a vivência multicultural e interdisciplinar dos bens e conteúdos culturais por coletivos e comunidades do Litoral e da UFPR; promover a inclusão de temas e práticas estéticas de grupos e coletivos culturais e comunitários em situação de vulnerabilidade social no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Além disso, pretende consolidar um fórum permanente de discussão e participação coletiva sobre o tema da cultura, da educação e dos direitos humanos, com toda a comunidade acadêmica da UFPR, incluindo todos os campi e setores.

 

¹ Fórum de Pró-reitores de Extensão Universitária das Universidades Públicas Brasileiras

 

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Pró-Reitor:
Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reis

 

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